Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito em exercício recepciona Gilberto Kassab em inauguração no CPNEM

 

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) inaugurou nesta terça-feira, dia 26 de junho, um novo prédio no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). A instalação será dedicado à consolidação de um avançado parque de microscopia eletrônica, singular na América Latina. O evento teve a presença do Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e foi realizado no auditório do Laboratório, em Campinas.

 

 

O Ministro ressaltou que cada vez que vem ao CNPEM, e a Campinas, se sente mais brasileiro e acredita mais no País. Ele também destacou a importância do poder público para a área científica. “Campinas é um dos principais berços da ciência no mundo. Cada passo, cada professor vinculado faz com que se entenda o potencial de desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

 

 

O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, ressaltou que a vocação do município para a tecnologia foi mais uma vez reforçada com o espaço. “As novas instalações do laboratório são muito importantes em todo o encadeamento com os outros laboratórios e centros de pesquisa em Campinas, proporcionando o desenvolvimento de diversas áreas”, pontuou.

 

 

Criado há sete anos, o Laboratório possui seis microscópios eletrônicos e as novas instalações abrigarão três novos aparelhos de criomicroscopia. O espaço abriga atividades de 13 pesquisadores e também pode ser usado por empresas e profissionais de outros laboratórios e centros de pesquisa. O total de investimento dispendido pelo MCTIC é de R$ 60 milhões em cinco anos.

 

 

As autoridades foram recebidas pelo diretor-geral pro tempore do CNPEM, Adalberto Fazzio, e pelo presidente do Conselho de Administração do Centro, Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Também participaram do evento o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, além do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.

 

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo MCTIC. Localizado em Campinas, possui quatro laboratórios que são referências mundiais e estão abertos à comunidade científica e empresarial: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE)  e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com