Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito em exercício visita mostra Campinas Decor no Colégio Ateneu

O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, visitou a Campinas Decor 2019 na noite de quarta-feira, 22 de maio. Ele foi conferir a maior mostra de arquitetura e decoração do interior paulista, que está sendo realizada no antigo Colégio Ateneu, na Rua Barreto Leme, no Cambuí. A exposição está aberta ao público desde o dia 26 de abril e vai até 16 de junho. “Além de ser uma grande vitrine de nossos profissionais e um fomentador estratégico de negócios, a Campinas Decor, fazendo a recuperação de importantes espaços, deixa a cada edição mais um legado para nossa cidade”, afirmou o prefeito em exercício.

 

O prédio na qual está instalada a mostra pertence à Prefeitura e é tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). Durante as obras de preparação, a organização e expositores do evento recuperaram pisos e revestimentos, consertaram telhados, portas e janelas e modernizaram as redes hidráulica e elétrica da propriedade.

 

Após a realização da Campinas Decor, graças à doação das benfeitorias, o casarão será utilizado para abrigar a Secretaria de Educação do município. Serão instalados no imóvel o gabinete da secretária, assessoria jurídica, diretorias e coordenadorias. 

 

Construído em alvenaria com tijolos do final do século 19, o casarão pertenceu à família Abreu Soares e serviu de moradia até 1954, quando foi vendido ao professor Carlos Lencastre que instalou uma escola no prédio. Em 1978 foi alugado a Paulino da Costa Eduardo que implantou o Colégio Ateneu Campinense. Esse colégio encerrou as atividades no final dos anos 1990 e, desde então, o imóvel está desocupado.

 

É a oitava vez que a exposição recupera um prédio histórico, e, assim ajuda a preservar a memória da cidade.

 

Os visitantes poderão conferir 43 ambientes internos e externos assinados pelos principais nomes do setor em Campinas e região, nos quais estão sendo exibidas as principais tendências em arquitetura, decoração e tecnologia para residências e espaços comerciais.

 

No total, serão 3.600 m² de passeio, sendo 1.400 m² de área construída original e o restante de jardins.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com