Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito mostra engajamento no Dia Mundial da Doação de Sangue

Prefeito mostra engajamento no Dia Mundial da Doação de Sangue

O prefeito Dário Saadi doou sangue na manhã desta quarta-feira, dia 14 de junho, no posto de coleta do Hemocentro instalado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A data marca o Dia Mundial da Doação. “No meu primeiro compromisso, vim doar sangue. Os estoques estão abaixo do normal e é importante que as pessoas também façam doação”, afirmou.

O prefeito ressaltou a importância de a população doar sangue para salvar vidas, especialmente neste momento em que o Hemocentro, responsável pelo fornecimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, está com estoques em situação crítica. 

Os tipos A positivo e negativo, B positivo e AB positivo e negativo estão em alerta, o que significa, segundo ele, que há disponibilidade de sangue para atender a demanda entre dois e três dias. Os tipos O positivo e negativo e B negativo estão em níveis críticos, com disponibilidade abaixo de dois dias. 

Para marcar a data, os candidatos à doação que comparecerem aos postos de coleta do Mário Gatti e Hemocentro receberão um folheto de cordel intitulado “Cordel do Mandacaru encantado”, que conta a história de um mandacaru que floresce sempre que alguém doa sangue. O mandacaru é uma planta da família dos cactos, conhecida por ser resistente e de fácil cultivo. Também haverá uma festa junina na unidade da Unicamp nesta quarta-feira, com barracas de pesca, argola, boca do palhaço, comidas típicas e música ao vivo com a banda Forróbaile, das 11h às 14h.

Onde doar em Campinas 

Hemocentro

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados). Nesta quarta-feira o atendimento será até 17h

Hospital Municipal Dr. Mário Gatti

Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 200, Parque Itália

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados). Nesta quarta-feira o atendimento será até 17h

Quem pode doar

– Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde; 

 – menores de idade precisam do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez;

 – não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas;

 – não pode fumar até duas horas antes e duas horas depois da doação; 

–  o doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Outras dúvidas sobre requisitos para doar podem ser tiradas no link https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com