Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito participa de assembleia que instituiu o consórcio de vacinas

O prefeito Dário Saadi participou nesta segunda-feira, dia 22 de março, da assembleia virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que instituiu o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). Campinas aderiu ao consórcio no último dia 12, com publicação de lei aprovada pela Câmara Municipal que ratificou protocolo de intenções assinado por ele, para que a cidade possa adquirir vacinas para o combate da pandemia de coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

“Faremos de tudo para termos as doses da vacina e acelerarmos o ritmo da vacinação. Precisamos disso para salvar vidas e retomar a economia”, disse o prefeito.

Até esta segunda-feira, 2.602 municípios manifestaram interesse em integrar o consórcio, dos quais 1.731 enviaram projeto às câmaras municipais.

“O consórcio permitirá a aquisição de vacinas e insumos e dará suporte aos municípios, caso o plano nacional de imunização (PNI) do Governo Federal não consiga suprir a demanda nacional”, disse o presidente da FNP, Jonas Donizette. A meta do consórcio é ampliar a aquisição para as dez vacinas já aprovadas no mundo e não ficar apenas com as três já aprovadas no Brasil.

Os recursos necessários para a compra das vacinas podem vir de diversas fontes, entre recursos municipais, repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares, e doações advindas de fontes nacionais e internacionais.

Para o ministro do STF, Gilmar Mendes, os prefeitos, com a decisão de formar consórcio, estão agindo para fortalecer as cidades, os direitos e garantias individuais. O ex-presidente do STF, Ayres Brito, disse que, com a iniciativa dos prefeitos, a federação brasileira ganha um alento, um teor de robustez e tonificação. “Iniciativas como essa tornam a Constituição algo real, palpável”, disse. Para ele, “saúde é o que interessa. O resto não tem pressa”.

A assembleia teve participação do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, do governador do Piauí, Wellington Dias; do ministro do STF, Gilmar Mendes; do ex-presidente do STF, Ayres Britto; e a representante da Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano; entre outras autoridades.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com