Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito prestigia reinauguração do Cotuca – Colégio Técnico de Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da reinauguração do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp na manhã desta sexta-feira, 4 de março. A escola, que fica na Rua Culto à Ciência, no Botafogo, foi reformada por meio de uma parceria entre a universidade e a mostra de decoração, arquitetura e paisagismo, Campinas Decor. 

“Esta entrega é de extrema relevância, tanto para o ensino quanto para o patrimônio histórico. O Cotuca sempre teve ensino de excelência. Esta reforma também ressalta a importância de unir forças com o objetivo comum de valorizar a cidade.”, disse o prefeito, Dário Saadi.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, destacou a relevância do Cotuca para a cidade e desta parceria para que a unidade fosse reformada. “Esta é a terceira parceria da Unicamp com a Campinas Decor e foi fundamental para recuperar este prédio. É uma importante conexão com a comunidade campineira.”, disse o reitor.

O semestre letivo começa em 7 de março com retorno presencial escalonado.

O prédio tem 23 salas de aula, 21 laboratórios de ensino, biblioteca, refeitório, áreas de convivência e administrativas. O colégio oferece 17 cursos técnicos e quatro especializações técnicas. Em 2014, a comunidade do Cotuca precisou desocupar o prédio porque necessitava de reforma, que teve início em 2020.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge; a diretora-geral do Cotuca, Vanessa Bavaresco; o ex-reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, entre outros diretores e professores.

Histórico

O Cotuca foi fundado em 1967, mantido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no prédio da Rua Culto à Ciência, doado em testamento pelo vereador, abolicionista, Bento Quirino, com a intenção de que ali funcionasse um colégio técnico. 

Bento Quirino faleceu em 26 de dezembro de 1915 e seu inventariante contratou o engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo para a obra no prédio, concluída em 1918. O prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com