Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito quer comercialização de autotestes de covid-19 em farmácias

O prefeito de Campinas e vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Dário Saadi, encaminhou nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, um ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde pedindo aprovação de autotestes de covid-19 para comercialização em farmácias e drogarias.

O objetivo é fazer com que o País tenha mais uma estratégia de prevenção e controle da pandemia ao solicitar a revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36 de 26/08/2015 – que atualmente proíbe o uso de autotestes para detecção de doenças infecciosas passíveis de notificação compulsória.

O ofício leva em conta que o “grande número de casos de covid-19 pela variante ômicron reduz a força de trabalho dos profissionais de Saúde e de outros setores por escassez de mão de obra e período prolongado de isolamento e quarentena”, esclareceu o prefeito.

O prefeito Dário Saadi também argumentou que os testes de antígeno apresentam um potencial muito maior de descentralização e capilaridade de distribuição, essenciais em países com poucos recursos e amplo território, como o Brasil. Usando metodologias mais simples, rápidas e baratas que os de RT-PCR, os testes de antígeno não necessitam de grande infraestrutura laboratorial ou profissionais especializados. Tem fácil operação e interpretação e os resultados são liberados rapidamente.

Ao enviar o documento, o prefeito também levou em consideração o anúncio do Ministério da Saúde – feito na última segunda-feira, dia 10/01, que reduziu de dez para cinco dias o período de isolamento de suspeitos se a pessoa tiver resultado negativo para o teste.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com