Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito recebe bolsistas do programa Juventude Conectada

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu nesta terça-feira, dia 22 de agosto, 96 novos bolsistas do programa Juventude Conectada, sendo quatro deles com deficiência. O programa é operacionalizado pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

“Quando eu entrei na Prefeitura não existia uma coordenadoria para pensar em políticas públicas para os jovens. Criamos o Juventude Conectada para dar oportunidades para vocês. O melhor momento neste evento, é ver nos olhos de cada um, o quanto uma iniciativa pode fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o prefeito aos bolsistas e familiares.

O Juventude Conectada foi criado pela lei nº 14.853, de 16 de julho de 2014, de autoria do Poder Executivo, para promover inclusão digital e social, por meio de acesso gratuito a informática, tecnologias da informação e comunicação e cultura digital nos telecentros comunitários implementados nas cinco regiões da cidade. A ideia é preparar os jovens para atender ao público dos 25 telecentros, por meio de oficinas e acesso livre à internet.

“Espero que seja um período legal e fértil na vida de vocês”, disse o prefeito aos jovens de 15 a 29 anos, que ingressaram por meio de processo seletivo e vão atuar nos telecentros nos quais a população pode fazer cursos básicos de informática, ter acesso livre à internet, participar de oficinas em cultura digital e ter orientação aos serviços e-gov (governo eletrônico). Os idosos compõem a maior parte dos frequentadores, principalmente nas oficinas.

Os primeiros

Os dois primeiros colocados no processo seletivo foram Jaqueline e Yuri, que assinaram o termo de adesão ao lado do prefeito Jonas Donizette, durante a cerimônia que reuniu jovens de várias regiões da cidade.

Em 2017, foi a primeira vez que todo o processo seletivo foi feito pela Prefeitura, com recorde de 3 mil inscritos e mais de 1.400 candidatos convocados para a prova. Parceria entre as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Recursos Humanos, Educação e IMA possibilitou formatar todo o processo, com aplicação de prova (por servidores) e a escolha final via entrevista.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, disse que nos telecentros os jovens vão poder exercer a cidadania. “O programa traz a vocês a possibilidade de convivência e inclusão das pessoas que procuram os centros”.

O programa surgiu em 2014 na Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, e desde 2016, passou para a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

Os bolsistas recebem formação social e em cultura digital. Há incentivo para o estudo e preparação para o mercado de trabalho. Para eles, existem ainda oficinas, encontros e eventos culturais, ações especiais, cursos de desenho, fotografia, visitas a museus, palestras sobre imigração, discriminação, saúde, violência e sexualidade.

Os jovens do Juventude Conectada recebem bolsa-auxílio de R$ 508,11 (152,60 Unidades Fiscais de Campinas – Ufics) mais vale-transporte por 20 horas semanais (quatro horas diárias). O prazo é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período.

Cidadania

Na última segunda-feira, dia 21, os bolsistas do Juventude Conectada também se reuniram com os gestores de políticas de cidadania da pasta. “A formação nesta área é um dos pilares do programa e pudemos colocar em prática a transversalidade de nossas políticas”, disse o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves.

Cada coordenador contou um pouco sobre o trabalho realizado em sua área, com relação às pessoas com deficiência, prevenção ao racismo, políticas públicas para os idosos, mulheres, população LGBT e prevenção ao uso de drogas. Ex-bolsistas também participaram do encontro contando sobre suas experiências em dois anos no Programa. Felipe Gonçalves destacou ainda o empenho e a dedicação da equipe do Juventude Conectada que se desdobrou para realizar a formação e organizar todas as atividades do treinamento dos bolsistas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com