Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito recebe visita do diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo

O prefeito Dário Saadi recebeu a visita do diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o tenente-coronel Rinaldo Araújo Monteiro, na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, no Paço Municipal. Foram apresentadas 11 viaturas da Defesa Civil de Campinas (são 13 no total), utilizadas para as mais diversas ações, e a Sala de Resiliência a Desastres, no 5º andar. 

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e alguns membros das equipes, do Estado e do Município, acompanharam a visita.

O prefeito destacou a atuação da Defesa Civil de Campinas em todas as áreas, especialmente no período mais crítico da pandemia, no qual teve papel fundamental à frente das atividades e no trabalho intersetorial de combate à disseminação da covid-19. “Aqui em Campinas a Defesa Civil é que coordenou o Comitê da covid-19”, disse o prefeito, em relação ao Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, que fez a última reunião ordinária nesta quinta-feira, 11 de agosto. O Comitê foi criado em 2020 e fez 210 reuniões. 

O diretor da Defesa Civil do Estado, Rinaldo Araújo Monteiro, afirmou que este é um órgão lembrado quando surgem situações difíceis e também destacou a relação com a Defesa Civil de Campinas. “Aqui é diferenciado. Orgulho de estar aqui. A Defesa Civil de Campinas é uma grande parceira nossa”, disse o tenente-coronel.

Sidnei Furtado levou a equipe até a sala de Resiliência a Desastres, que foi criada com recursos recebidos por Campinas quando a cidade ganhou, em 2019, prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) às cidades que têm compromisso com a redução de riscos de desastres. É um Centro de Operações de Emergência (Coe). Também mostrou os sistemas utilizados e de que forma são feitos os trabalhos intersetoriais da Defesa Civil junto a outras Secretarias.

“O Conselho de Desenvolvimento da RMC aprovou o projeto de criação de 20 salas do modelo do Coe de Campinas na região. Campinas auxilia outras cidades nesta tarefa”, disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com