Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito sanciona lei que obriga sinalização de áreas de risco de febre maculosa

Prefeito sanciona lei que obriga sinalização de áreas de risco de febre maculosa

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, sancionou a lei que obriga os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) a informar sobre o risco de Febre Maculosa Brasileira. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 4 de julho. 

A medida faz parte de um conjunto de ações de enfrentamento à doença anunciado em 14 de junho, depois do registro de um surto na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), área com risco de transmissão da enfermidade. A região de Campinas é endêmica para a febre maculosa.

De acordo com a lei, a comunicação deve ser feita antecipadamente aos clientes, fornecedores e trabalhadores que estarão expostos, e os cuidados imediatos no caso de sintomas até os 14 dias após a exposição. A comunicação  de risco pode ser escrita na forma que os organizadores julgarem adequadas a esse fim, como por e-mail, WhatsApp, redes sociais, bilhetes de ingressos, contrato, entre outros. 

Além disso, os espaços devem estar devidamente sinalizados com placas e/ou cartazes confeccionados conforme os modelos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitando as dimensões e conteúdo informados para o formato de placa e cartaz, e em quantidade adequada ao público do evento. 

Clique para ler a lei na íntegra

Febre maculosa

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado.

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve em locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue. 

Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com