Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito saúda importância de profissionais no Dia da Enfermagem

Comemorado em todo mundo no dia de hoje, 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem foi lembrado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, em sua fala ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira. “A todas e todos os profissionais de Saúde da enfermagem, meus parabéns”, disse, ao lembrar a importância desses profissionais no atendimento da população no dia a dia dos serviços de Saúde e, ainda mais, nesta época de pandemia de coronavírus.

Em Campinas, atualmente, a força de trabalho da rede municipal é formada por 8.407 profissionais da área de Saúde. Deste total, 734 são enfermeiros, e 2.245 são técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. A maioria deste contingente é do sexo feminino. “Desejo que meus cumprimentos se estendam a todos os profissionais de Saúde”, afirmou Jonas Donizette.

O prefeito lembrou que em Campinas o 12 de maio também marca a comemoração do Dia do Trabalhador em Saúde. Desde 2002, essa data passou a fazer parte do calendário municipal, quando o então vereador Dário Saadi, hoje secretário municipal de Esportes e Lazer, apresentou projeto de lei na Câmara instituindo o marco. O prefeito também ressaltou que no próximo dia 20 de maio será celebrado o Dia do Técnico de Enfermagem. 

Datas

A data de 12 de maio foi escolhida como Dia Internacional da Enfermagem em homenagem a Florence Nightingale que nasceu neste dia, em 1820, e morreu em 13 de agosto de 1910. Florence foi uma enfermeira britânica e é considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Já o dia 20 de maio, Dia do Técnico de Enfermagem, foi escolhido no Brasil para homenagear a enfermeira Ana Néri, uma das pioneiras na área. Ela foi a primeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares para atender os feridos. Ana Néri nasceu em 1814, na Bahia, e morreu no dia 20 de maio de 1880, no Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com