Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura abre série de Diálogos Formativos com evento sobre prevenção ao uso de drogas

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas iniciou, nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a série Diálogos Formativos, que tem como objetivo promover treinamentos sobre assuntos diversos para os servidores. O tema de abertura foi “Abuso de substâncias psicoativas – trilhando a prevenção no serviço público” e contou com a presença de servidores de diversas áreas, aprendizes do Vibe e participantes do programa Mão Amiga.
 
“A questão das drogas é terrível, é uma ameaça grande à sociedade e nós temos que atuar na repressão, no combate ao grande tráfico de drogas, mas também na prevenção e essa iniciativa tem sido importante aqui na Prefeitura de Campinas”, disse o prefeito Dário Saadi.
 
A primeira ação do Diálogos Fomativos terá uma formação dividida em três etapas, que são a sensibilização, o mapeamento e a apresentação dos resultados e das conclusões.
 
A secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, destacou que neste momento a capacitação é voltada para os gestores e que a expectativa é atender cerca de 500 pessoas. “Acreditamos que esse foco nos gestores é essencial e mais efetivo, porque quanto mais os gestores compreenderem a importância da sua atuação cotidiana, no planejamento das ações dos serviços que estão sendo feitos, mas também de informações básicas que a sua equipe pode ter, esse impacto pode ser muito mais”, disse.
 
Depois dessa primeira etapa, explicou a secretária, a formação sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas será estendida para os colaboradores. “Vamos incluir os colaboradores da Prefeitura, bolsistas do Mão Amiga e jovens aprendizes do programa Vibe. Ampliaremos esse círculo de qualificação e daremos mais efetividade na luta contra o uso de álcool e outras drogas”, completou.
 
O palestrante convidado foi o médico João Paulo Becker Lotufo, que abordou o tema “Fortalecendo olhares sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas”. Lotufo é coordenador dos projetos antitabágicos do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) e do “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde”, além de ser representante da Sociedade Brasileira de Pediatria para assuntos sobre álcool, tabaco e outras drogas.
 
Esta edição do Diálogos Formativos é uma ação da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e do programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido), conta com apoio do Issup (International Society of Substance Use Professionals), Cruz Azul e Freemind Espírito e Unidade.
 
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Rossini, também participou da abertura do evento. 
 
Programa Elos
 
A Prefeitura de Campinas conta, desde 2021, com o programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido), voltado exclusivamente para os servidores.
 
O ingresso ao programa é por procura espontânea, indicação da chefia ou busca ativa e o trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que acompanha o servidor em todas as etapas do atendimento.
 
O Elos é desenvolvido em três pilares: gestão, servidor e família. O programa também está integrado a políticas públicas de saúde e assistência e direitos humanos, já consolidadas no município.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com