Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura anuncia ampliação de leitos Covid na rede municipal

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, divulgou nesta terça-feira, 9 de junho,  a ampliação dos leitos Covid da rede de saúde municipal. Serão incorporados mais 35 leitos de UTI e 59 de retaguarda. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo na internet. 

Nos próximos dias, o SUS municipal passará contar com 15 leitos de UTI e 28 de retaguarda no Hospital Metropolitano, 20 de UTI e 13 de retaguarda na Santa Casa e 18 no Hospital de Campanha.

“Nós não estávamos contratando leitos de retaguarda, apenas de UTI. Mas como transformamos em UTI 30 leitos no Mário Gatti, estamos comprando também leitos de retaguarda. Um leito de UTI ‘nasce’ de um leito normal, transformado em UTI. Então, ganhamos um leito de UTI, mas perdemos um de retaguarda, que também é importante”, explicou.

O prefeito explicou que os leitos são adquiridos aos poucos porque têm custos. “Temos que trabalhar para equilibrar saúde, que vem em primeiro lugar, e a economicidade. Conseguir fazer esse equilíbrio garante que com menos dinheiro seja possível salvar mais vidas. Todos os dias tem gente, duas vezes por dia, olhando os números para que possamos fazer os devidos reforços”, afirmou. 

Entre a última sexta-feira, 5 de junho, e a segunda-feira, 8 de junho, a Prefeitura de Campinas abriu 32 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid: 20 no Mário Gatti, seis na Casa de Saúde,  dois na Santa Casa, dois no Samaritano e dois no Celso Pierro. 

Rede estadual

Durante a transmissão, o secretário de Saúde Carmino de Souza afirmou que até o final desta semana devem ser incorporados mais 18 leitos de UTI no Hospital de Clínicas da Unicamp. 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) recebeu 15 respiradores e deve abrir mais 15 leitos de UTI. “É importante a população saber o quanto nós estamos juntos trabalhando para prover a cidade dos meios adequados, acesso adequado e qualidade de atendimento”, disse o secretário.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com