Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura anuncia criação de Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quinta-feira, 30 de novembro, projeto de lei que cria a Rede Mário Gatti. A rede vai integrar os hospitais e o Sistema de Urgência e Emergência do município: hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, Samu e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) São José, Padre Anchieta e Campo Grande (a UPA Sul-Leste, que será inaugurada em 2018, também fará parte da rede).

 

O objetivo é fazer uma gestão unificada e, com isso, integrar as partes operacional, funcional e administrativa das unidades hospitalares, das UPAs e do Samu. Serão unificados os recursos humanos e a aquisição de insumos e serviços. “A Rede Mário Gatti será um novo modelo de gestão e permitirá um aproveitamento melhor do sistema, inclusive na questão de recursos humanos”, afirmou o prefeito.

 

Entre os benefícios haverá qualificação na assistência, redução do tempo de espera dos pacientes para o tratamento, uso compartilhado das estruturas e dos recursos humanos e padronização dos serviços e do atendimento. Além disso, garantirá maior agilidade e preços melhores nas compras. A estimativa é que a economia seja de 20 a 25%. 

 

“A implantação da Rede Mário Gatti traz ganhos em escala. Nesse sistema, uma estrutura pode socorrer a outra. Por exemplo, no caso de falta de insumos, funcionários, leitos, entre outras situações”, disse o presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta.

 

A rede continuará atuando como hospital de ensino, que agora terá o trabalho unificado nas áreas de estágios curriculares, residências médicas, multiprofissional e odontológica, além do treinamento e capacitação em serviço.

 

“A saúde municipal passa a ser um organismo único. Essa vinculação, esse trabalho conjunto, tudo vai ser desenvolvido ao longo dos próximos meses. A lei vai ser debatida, os nossos parlamentares vão se debruçar sobre ela. Do nosso lado vamos trabalhar para dar a dinâmica administrativa a esse modelo”, afirmou o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza.

 

No início, os recursos humanos serão cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Novas e futuras contratações serão realizadas pela própria rede. Os recursos financeiros para funcionamento da Rede Mário Gatti serão por meio de dotação orçamentária já existente. Não haverá aumento de custos para o município.

 

A implementação será progressiva e contará com reavaliações constantes. Haverá um novo formato da gestão e acompanhamento, por meio da integração do Ouro Verde à Rede Mário Gatti.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com