Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura apresenta medidas contra a dengue em reunião com a Câmara

A Prefeitura de Campinas apresentou as medidas que estão sendo tomadas contra a dengue na cidade durante a primeira reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro. Com a participação de representantes do Exército, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a reunião angariou esforços e compromisso das forças de segurança para contribuírem com o esforço para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 
 
A exposição foi feita pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, da Secretaria de Saúde, no Plenário da Câmara. Ela destacou que todos devem fazer sua parte com ações como eliminar os criadouros que podem estar na casa, mobilizar os vizinhos e a comunidade, além de receber os agentes de saúde. 
 
Segundo Andrea, a situação é grave e o município já está em epidemia, em alerta vermelho para a dengue, e, para que o panorama não se torne ainda pior, é preciso eliminar o mosquito. "Nós temos mais casos nas primeiras semanas de 2024 do que em 2015, ano em que tivemos 60 mil casos de dengue. A curva vai ser alta e para que ela possa ser um pouco mais baixa, isso depende de todo mundo", alertou. 
 
De acordo com atualização desta quinta-feira, 22, Campinas está com 6.730 casos de dengue registrados neste ano. Nove pacientes com a doença estão internados em hospitais das redes pública e particular da cidade nesta semana e a diretora do Devisa fez recomendações para quem está com sintomas. "Não é o momento de ficar em casa com febre, é preciso procurar o Centro de Saúde", disse. A orientação continua sendo a de que pacientes que tenham febre procurem os centros de saúde mais próximos de sua casa. E caso a pessoa tenha suspeita ou dengue confirmada e apresentar outros sintomas como tontura, dor abdominal forte, vômito, suor frio ou sangramentos, é preciso procurar o pronto-socorro ou as UPAs.
 
A diretora do Devisa também passou informações importantes sobre o ciclo de vida do mosquito. Uma única fêmea pode botar até 1.500 ovos ao longo da vida, que dura em média 30 dias. O ciclo biológico do mosquito varia de acordo com a temperatura. Quanto mais alta, menor o ciclo. A temperatura ideal é de 22°C a 29°C. Com uma temperatura de 18°C, o ciclo é de 36 dias, já com 30°C, é de oito dias. O mosquito adulto voa em geral 100 metros dependendo da disponibilidade de criadouros, logo, embora muitas pessoas achem que o mosquito não está em sua casa, a maioria dos criadouros está, sim, dentro das casas.
 
Reunião de esforços 
 
A reunião foi conduzida pelo vereador Major Jaime, presidente da Comissão, que ressaltou a importância da união de esforços, como das forças de segurança, na luta contra a dengue. "É possível que todos colaborem para que possamos evitar um mal maior à nossa cidade", destacou. O vereador Carlinhos Camelô, vice-presidente da Comissão, também participou da reunião.
 
Presente na reunião, a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, salientou que a segurança pública na cidade também participa do enfrentamento da dengue. "Sempre cooperamos com esses trabalhos e estamos à disposição para auxiliar sempre que necessário", disse. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também alertou para a gravidade da situação. "Precisamos trabalhar de forma muito séria porque o impacto na saúde e na economia são importantes, por isso, a relevância de trazer esse tema para ser tratado em uma comissão da Câmara".
 
O comandante do CPI 2, Coronel Augusto, enfatizou que o tema tem uma grande correlação com as atividades da segurança pública e as informações trazidas poderão servir de baliza para que se possa traçar diretrizes do que poderá ser feito para apoiar o município no enfrentamento da doença. Ele contou que a PM já emitiu uma ordem interna para que sejam feitas inspeções semanais nas dependências dos batalhões de modo que nossas instalações policiais não sejam locais de propagação. "Também estamos solicitando aos médicos que acompanham e informem casos de baixa de policiais por conta de dengue para que se possa identificar se há focos especiais em algumas áreas", disse. 
 
Desde dezembro de 2023, a Prefeitura já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o plano regular de prevenção e combate à dengue. Agentes de Saúde já visitaram 18,4 mil imóveis em quatro mutirões e ações de visitas às residências que antecederam estes trabalhos específicos para orientar a população e eliminar criadouros. O próximo mutirão vai ser neste sábado, 24 de fevereiro, e vai percorrer imóveis dos bairros Vila Vitória, Mauro Marcondes, Vida Nova I, Vida Nova II e Parque Aeroporto, das 8h às 12h. O trabalho é uma parceria entre Administração e EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com