Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura apresenta Selo de Qualidade de Vida Urbana ao mercado imobiliário

A Prefeitura de Campinas apresenta ao mercado imobiliário a proposta do Selo de Qualidade de Vida Urbana, elaborado pelas secretarias municipais de Urbanismo (Semurb) e Planejamento Urbano (Seplan). A rodada de discussão ocorre na próxima terça-feira, 5 de março, no auditório do edifício Toulon Office Center, a partir das 8h30. Depois da apresentação o material ficará disponível, por 30 dias, numa plataforma digital para consulta pública e contribuições de empreendedores e da sociedade civil organizada. 
 
O selo será concedido a empreendimentos verticais e horizontais, residenciais ou comerciais, em bairros planejados ou loteamentos que disseminem boas práticas urbanísticas. “Vamos premiar os empresários que tragam práticas voltadas à sustentabilidade e mobilidade, quesitos que vão além do que a legislação exige hoje. Com isso, vamos ter um ranking de projetos para criarmos uma cultura de boas práticas e, dessa forma, poderemos elevar o padrão de qualidade dos projetos”, detalha a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.
 
A concessão do Selo de Qualidade de Vida Urbana, sincronizada com a aprovação do projeto ou a conclusão de sua edificação, demonstra o compromisso municipal em impulsionar a excelência na construção urbana e na qualidade de vida dos cidadãos. 
 
“A criação dessa certificação é um passo significativo da Prefeitura para reconhecer e premiar empreendimentos que se destaquem, não apenas pela conformidade legal, mas por contribuir expressivamente na qualidade de vida urbana do município”, ressalta Baracat.
 
A secretária explica que as cidades são sistemas complexos e têm história e legado que precisam ser respeitados e considerados quando novos projetos imobiliários acontecem. “Acreditamos que o Selo de Qualidade de Vida Urbana pode ser um indutor para uma cidade melhor a partir do empreendedorismo, da inovação e do esforço coletivo. Queremos que Campinas seja um indutor no avanço da qualidade urbanística e ambiental dos empreendimentos imobiliários em seu território e se torne um certificador municipal”, conta.
 
Ao incentivar soluções alinhadas aos princípios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, o município inova ao buscar elevar o patamar da construção civil, valorizando iniciativas que vão além dos parâmetros obrigatórios.
 
 
 
 
 
 
 
Qualidade de Vida Urbana
 
 
 
 
O Selo de Qualidade de Vida Urbana tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento urbano sustentável alinhado aos princípios ASG (ambiental, social e governança), ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) e soluções baseadas na natureza.
 
 
 
 
A partir desses princípios vai reconhecer os projetos imobiliários que se destacam com ações de melhoria da qualidade de vida dos usuários e geram valor para além de seus empreendimentos.
 
 
 
 
Também serão destacados os empreendimentos imobiliários que agregarem soluções além dos parâmetros obrigatórios e incentivados pela legislação urbana e que possam, pelo exemplo, inspirar outros empresários para que mais projetos sejam concebidos com as melhores práticas de sustentabilidade, urbanismo e arquitetura.
 
 
 
 
Outra proposta da certificação é atender às demandas de um mercado cujos atores se encontram cada vez mais conscientes na hora de produzir e adquirir novos produtos, adotando práticas favoráveis ao meio ambiente e pensando no futuro sustentável de Campinas. 
 
 
 
 
Serviço:
 
Rodada de Discussão com Setor Imobiliário – Selo de Qualidade de Vida Urbana
 
Data: 05/03
 
Horário: 8h30
 
Local: Auditório do Edifício Toulon Office Center
 
Endereço: Avenida José de Souza Campos, 507 – Cambuí

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com