Nossa Cidade
Prefeitura avança nas obras do reservatório RP-1 da Praça Paranapanema

Quem circula pela região do Paranapanema e do Proença já pode ter se deparado com os tapumes que sinalizam obras em andamento. Em outros pontos do bairro, contenções e cones também marcam que há pessoas trabalhando. Nesta região, a Prefeitura de Campinas está construindo o reservatório RP-1, baseado na Praça de Esportes Paranapanema e com pontos de entrada em outras áreas do bairro. Trata-se de uma grande obra de infraestrutura que exige um trabalho técnico e dedicado.
Gerida pela Secretaria de Infraestrutura, a construção do reservatório faz parte do Plano para Controle de Enchentes na região central. O projeto inclui oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim e do córrego Proença.
O RP-1 é a primeira dessas obras. Neste momento, a empresa contratada está realizando a escavação dos poços de ataque para preparar a execução do túnel, do tipo Tunnel Liner.
Os “poços de ataque” são aberturas verticais essenciais para a construção e manutenção de redes subterrâneas. Eles funcionam como pontos de entrada e saída para equipes e maquinário durante a escavação e, após a conclusão da obra, servirão de acessos para inspeção, limpeza e manutenção da rede.
Em outra frente de trabalho estão sendo construídas as paredes de travamento do reservatório, que têm como função resistir às pressões exercidas pela água, garantindo a integridade estrutural do reservatório. A partir disso, poderá ser iniciada a escavação propriamente dita da estrutura.
Com investimento de R$ 205,8 milhões, o reservatório será coberto, permitindo que a praça seja requalificada e devolvida à comunidade.
“Esta não é uma obra isolada. Ela é a primeira de um conjunto de oito grandes intervenções dentro do Plano de Controle de Enchentes para as bacias do córrego Serafim e do córrego Proença e, neste momento, nossos esforços estão concentrados em etapas fundamentais para garantir a segurança do futuro reservatório”, destacou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.
