Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura busca financiamento para obras em Saúde, Educação, Esportes

O prefeito Dário Saadi assinou na tarde desta quarta-feira, dia 17 de novembro, projeto de lei solicitando autorização para contrair financiamento de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil. O recurso será destinado à realização de obras nas áreas de infraestrutura, saúde, trânsito e transporte, cultura, assistência social, esporte e lazer. O próximo passo é o envio do documento à Câmara Municipal, para análise dos vereadores.

Dário declarou que a relevância social, e a fase mais adiantada dos projetos executivos foram os critérios utilizados para destinar os recursos, neste momento. “Hoje estamos pedindo autorização à Câmara para fazermos esse empréstimo junto ao Banco do Brasil. Fizemos uma análise criteriosa para elencar as obras que serão executadas em diferentes áreas do município, e tenho certeza de que provocarão grande impacto positivo na vida da nossa cidade”, concluiu.

A Prefeitura vai priorizar os investimentos com potencial para resultar em maior impacto social. Outro critério para a seleção será o de obras em áreas com documentação regularizada e projetos executivos já subsidiados com planilhas e orçamentos concluídos, ou em fase final.

De acordo com o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, esse financiamento é possível graças ao controle dos gastos públicos, que melhoraram o desempenho financeiro do município. “Com isso, ganhamos espaço para fazer novos investimentos porque temos capacidade de financiamento e de pagamento”, explicou.

A decisão de realizar o empréstimo para investir em obras de infraestrutura é mais uma frente do Paes (Programa de Ativação Econômica e Social), já em operação no município. O Programa prevê R$ 4 bilhões em investimentos e a geração de mais de 20 mil empregos.

O vereador Higor do Campo Grande participou da assinadura do projeto de lei representando o Legislativo campineiro.

Obras

Conforme o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o financiamento junto ao Banco do Brasil irá possibilitar um grande investimento nas obras de infraestrutura básica da cidade.

“Quero destacar a obra na Avenida Paulo de Camargo Moraes, uma região que há décadas apresenta problemas de drenagem, que só se agravam com as chuvas cada vez mais intensas”, disse. Barreiro apontou que apenas essa obra irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas na região do Jardim Campos Elíseos.

O secretário destacou, ainda, a destinação de recursos para viabilizar a construção de pontes e viadutos, que darão fluidez e segurança ao trânsito de áreas já mapeadas pela Prefeitura. O pacote de obras também abrange projetos de pavimentação e drenagem em diversos bairros.

Saúde e Educação

Já na área de Saúde, a proposta é construir novos centros de saúde e fazer

reformas nos prontos socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

A melhoria do trânsito e do transporte também está na mira do prefeito para o emprego do dinheiro que virá por meio do empréstimo. O aprimoramento do setor acontecerá como consequência de obras viárias de interligação de diferentes regiões da cidade e o recapeamento de vias públicas municipais.

Com a aprovação do financiamento, ainda serão construídos novos equipamentos esportivos e executadas reformas de praças de esporte, de forma a oferecer novas opções de lazer para a população. Também será destinada verba específica para reforma e restauro de museus e de vários espaços culturais da cidade.

Na Assistência Social, está prevista a construção de novos equipamentos para atendimento de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com