Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura conclui a castração gratuita de mais 800 cães e gatos em Barão

A Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), conclui nesta sexta-feira, 15 de março

Prefeitura-conclui-a-castração-gratuita-de-mais-800-cães-e-gatos-em-Barão.jpg

A Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), conclui nesta sexta-feira, 15 de março, mais uma edição do projeto de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos no município. Até o final da tarde, mais de 800 animais de tutores residentes em Barão Geraldo terão passado pelo procedimento. O Castramóvel está atendendo no bairro desde a última terça-feira, 12.

De acordo com o diretor do DPBEA, Paulo Anselmo Nunes Felipe, desde 2013, mais de 20 mil castrações já foram realizadas e, até o final deste ano, mais nove mil animais terão sido esterilizados em todas as regiões da cidade.

O diretor esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono”, afirma.

Os tutores que aderem ao projeto recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa um guia sobre posse responsável.

Os animais castrados receberam também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com