Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Campinas amplia medidas para cobrir ausência de médicos

A Prefeitura de Campinas ampliou as medidas para evitar que vagas de médicos ausentes fiquem descobertas. A partir dos próximos dias, poderão ser convocados médicos credenciados de mais de 30 especialidades para atendimentos presenciais e/ou on-line durante o período de contratações dos profissionais que vão ocupar as funções ou para a cobertura licença de saúde e licenças-maternidade.
 
Entre as especialidades estão clínica médica, cardiologia, reumatologia, urologia, pneumologia, neuropediatria, entre outras.
 
A medida pretende fazer com que o tempo de substituições dos médicos e os eventuais afastamentos não impactem na população. "As contratações exigem o cumprimento de prazos e, por isso, buscamos uma forma mais rápida para que o posto de trabalho não fique vago até que os profissionais convocados tomem posse. Uma das prioridades do governo é zerar esses intervalos e sempre garantir equipes completas para o atendimento da população", disse o prefeito Dário Saadi.
 
Como vai funcionar
 
A Secretaria de Saúde pode acionar uma das sete instituições credenciadas, que enviará o profissional para fazer a substituição de casos de afastamento a partir de 30 dias. 
 
Afastamentos 
 
Em 2023, em média, 93 médicos ficaram afastados por mês em razão de licenças para tratamento de saúde ou licenças-gestantes. 
 
Desde 2021, foram admitidos 1.228 servidores por meio de concursos, sendo 203 médicos. Outros 54 profissionais de diversos cargos estão em processo de admissão. Além disso, foram admitidos outros 245 médicos, sendo 27 do programa federal Médicos pelo Brasil, 89 do programa federal Mais Médicos e 129 do programa municipal Mais Médicos Campineiro. Outros 18 profissionais do programa Mais Médicos federal foram autorizados pelo Ministério da Saúde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com