Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura anuncia reforço nas medidas de enfrentamento à febre maculosa

Prefeitura anuncia reforço nas medidas de enfrentamento à febre maculosa

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira, 14 de junho, um conjunto de medidas de enfrentamento à febre maculosa. A iniciativa acontece após o registro de um surto da doença na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio (região leste da cidade), área com risco de transmissão da enfermidade. As ações são ampliadas para todo o município. A região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, com o maior registro de casos no Brasil.

“Estamos fazendo um grande esforço, reunindo diversas áreas da Prefeitura e representantes da Saúde pública e privada, para minimizar cada vez mais o risco da febre maculosa. A doença tem sintomas muito parecidos com outras enfermidades, como dengue, por exemplo. Por isso a importância de comunicarmos os riscos, os sintomas e orientar as pessoas a informarem os médicos de que estiveram em áreas verdes”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

No final da manhã, houve uma reunião entre Prefeitura e serviços de saúde públicos e privados do município. “O encontro de hoje foi importante para que os hospitais e demais serviços fiquem alertas”, comentou o secretário de Saúde Lair Zambon. 

Nos próximos dias, será publicado um decreto com regras para estabelecimentos que realizam eventos para grandes públicos e que ficam em áreas de risco e/ou com presença do carrapato-estrela, transmissor (vetor) da bactéria que causa a doença. O decreto estabelece que responsáveis por eventos nestes locais precisam garantir a correta informação, comunicação e mobilização das pessoas em relação à doença, além de divulgar as formas de prevenção do contágio.

No entanto, a partir desta quarta-feira, passa a valer uma determinação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) para que toda área de risco para a febre maculosa tenha informações sobre a doença, com cartazes, faixas, placas e outros dispositivos de comunicação do risco.

“A comunicação é fundamental. Quem mora ou visita Campinas tem que estar informado que áreas verdes têm risco de febre maculosa”, disse Andrea von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). 

A Secretaria de Saúde distribuirá nesta quinta-feira, 15 de junho, comunicado e aula para médicos das redes pública e privada para que fiquem atentos aos sinais e sintomas compatíveis com a doença em pessoas com histórico de contato com vegetação e carrapato. Nos dias 22 e 27 de junho serão realizadas duas capacitações sobre a febre maculosa para profissionais de saúde.

Vídeos educativos serão distribuídos para ampla divulgação em escolas, igrejas, serviços de saúde, associações e outros lugares que possam ampliar a comunicação e mobilizar a população sobre o tema. A Prefeitura vai reforçar as ações de comunicação, informação e mobilização contra a febre maculosa nos parques públicos com aumento de placas e distribuição de cartazes para farmácias e centros de saúde nas imediações.

O Comitê de Enfrentamento das Arboviroses do município vai passar a trabalhar com as zoonoses. Isto é importante porque traz a febre maculosa como discussão para dentro do comitê intersetorial que reúne todas as secretarias municipais que tomam decisões oportunamente.

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Rede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). Por este meio, distribuiu comunicado para os Cievs nacional e estadual para que todas as Vigilâncias em Saúde sejam alertadas, já que muita gente de outras cidades esteve no evento na Fazenda Santa Margarida e, eventualmente, alguém pode estar em período de incubação da doença.

Sobre medidas diretamente relacionadas à Fazenda Santa Margarida, o espaço só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. O Devisa solicitou que os responsáveis façam um plano de comunicação para os próximos eventos. As regras também estabelecem que será necessário construir caminhos para as pessoas percorrerem no local. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico. Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) na Fazenda.

Situação da doença

Na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio, são cinco casos. Três confirmados e dois em investigação. Destes cinco casos, quatro pessoas morreram e uma pessoa segue internada. Veja os casos:

– Mulher de 36 anos, de São Paulo. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

– Homem de 42, de Jundiaí. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

– Mulher de 28 anos, de Hortolândia. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

– Adolescente de 16 anos, de Campinas. Morreu dia 13 de junho – em investigação;

Estes quatro casos acima frequentaram a Fazenda Santa Margarida no dia 27 de junho.

– Mulher de 38 anos, de Campinas. Está internada – em investigação.

Esta mulher frequentou evento na Fazenda Santa Margarida em 3 de junho e apresentou início de sintomas em 10 de junho. Foi internada em Campinas em 3 de junho e aguarda confirmação de exames de laboratório.

Além destas ocorrências, há outros dois casos confirmados em Campinas este ano. As duas pessoas morreram. Estas ocorrências não estão relacionadas ao surto da Fazenda Santa Margarida.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com