Nossa Cidade
Prefeitura de Campinas divulga lista de projetos aprovados no FICC 2024

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas divulgou a lista dos 84 projetos aprovados na Chamada Pública Nº 010/2024 do edital do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2024.
A relação dos contemplados foi publicada na edição da última sexta-feira, 4 de julho, do Diário Oficial do Município e abrange propostas de diversas áreas, como artes cênicas, música, audiovisual, patrimônio histórico e entre outras.
Segundo chamada com suplentes
A Coordenadoria dos Editais de Fomento informou que ainda haverá uma segunda chamada para convocar seis suplentes. Eles substituirão projetos que não enviaram a documentação necessária, completando a lista final de 90 selecionados.
No total, o edital recebeu 716 inscrições, e a verba destinada para a execução das propostas é de R$ 3.126.000,00 do orçamento municipal.
As propostas selecionadas abrangem 16 segmentos, incluindo a nova categoria de Multilinguagens, que permite a fusão de diferentes áreas. Os critérios de avaliação consideraram a relevância artística e cultural, a qualificação da equipe e a viabilidade de execução, além de valorizar contrapartidas de impacto social, a descentralização das ações pela cidade e indutores de inclusão, como acessibilidade e diversidade de gênero e raça.
O FICC
O FICC é o principal mecanismo de fomento direto à cultura de Campinas, com recursos públicos voltados ao financiamento de projetos independentes.
A gestão do fundo e a fiscalização do edital são acompanhadas pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), garantindo a transparência do processo. Uma das exigências para os projetos é que no mínimo 60% dos participantes sejam da cidade, valorizando os artistas e técnicos locais.
A próxima etapa é a contratação dos agentes culturais aprovados para o repasse dos recursos. A execução dos projetos selecionados está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, com prazo até o dia 31 de dezembro, havendo a possibilidade de prorrogação.
A lista completa com os nomes dos proponentes e os detalhes dos projetos está disponível no Diário Oficial do Município.
