Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Campinas nebulizou mais de 18 mil imóveis este ano

A Prefeitura de Campinas aplicou este ano inseticida em 18.515 imóveis em áreas de transmissão de dengue para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Os dados referem-se apenas ao mês de janeiro e o trabalho continua.

“O objetivo da nebulização, que consiste na aplicação de inseticida para matar mosquitos adultos, é interromper a transmissão da doença. Ela é um dos componentes do controle integrado da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Realizamos a nebulização com muito critério, em áreas delimitadas por um grupo técnico, que avalia a ocorrência dos casos em Campinas.”, destacou a Coordenadora do Programa Municipal de Controle de Arboviroses, Heloísa Malavasi, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Prefeitura.

Em 2019 foram nebulizados 74.814 imóveis distribuídos em várias regiões do Município. De maio a outubro de 2019 esta atividade foi interrompida, devido ao desabastecimento do inseticida por parte do Ministério da Saúde, a quem compete o fornecimento deste insumo aos municípios. Considerando a importância da atividade para o controle de transmissão de dengue, a Prefeitura de Campinas comprou inseticida. Dúvidas sobre o tema podem ser sanadas no link https://dengue.campinas.sp.gov.br/perguntas-e-respostas.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses vem articulando ações no poder público e na sociedade civil para combater as arboviroses. São iniciativas como ações educativas, mutirões, operação cata-treco, limpeza de terrenos, controle de criadouros, nebulização em áreas de transmissão e orientações à população em toda cidade, para que seja evitada a propagação do mosquito Aedes aegypti.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com