Connect with us

Sumaré

Prefeitura de Sumaré implanta nova Central de Comunicação da Guarda Municipal

 

 

Sumaré, 30 de julho de 2018

 

 

A Prefeitura de Sumaré inaugurou hoje, dia 30, às 12 horas, a nova CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da Guarda Civil Municipal – um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. O novo sistema foi desenvolvido pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura e vai permitir melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.

“A reformulação da CECOM é mais um investimento em nossa Guarda Municipal. É um presente que entregamos para a população nestes 150 anos, contribuindo para a segurança pública e proteção dos moradores. O sistema vai permitir agirmos diretamente nas áreas com maiores problemas, atuando especificamente em cada região, além de conseguirmos prevenir possíveis delitos. É uma Sumaré mais segura e digna para nossos munícipes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

“Todas as solicitações que chegavam para nós eram registradas a mão. A informatização do processo vai agilizar o atendimento e permitir uma análise completa das ocorrências, ajudando no planejamento preventivo, sabendo onde e como agir diante de cada situação e intensificando as ações em áreas com maiores incidências de roubos e furtos”, completou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin, que entregou a nova CECOM junto da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben.

Com o novo sistema, os chamados são recebidos vias telefones 153 e 3873-2656 e registrados gerando número de protocolo e estatística. Em seguida, o despachador (guarda municipal) retransmite a mensagem para o coordenador da equipe de rua, que vai até o local analisar a gravidade e veracidade da situação. Todas as chamadas são gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada.

 

PROMAD Inclusão Social

Além da entrega do novo sistema, também foi lançado nesta segunda-feira o PROMAD Inclusão Social – Programa Municipal Antidrogas, que vai trabalhar questões éticas e morais com alunos da APAE aptos para ingressar o mercado de trabalho. O projeto é pioneiro no Estado de São Paulo.

Idealizado pelo guarda municipal e professor com especialização em psicologia Hermenegildo Sampaio, o PROMAD Inclusão Social irá trabalhar com 35 estudantes a partir dos 14 anos. As aulas serão semanais e ministradas por Sampaio, coordenador do projeto, e pelas GCMs Silvania Reis e Ana Campos, instrutoras do PROMAD nas escolas municipais. Serão trabalhadas as atividades do cotidiano dos alunos, focando na prevenção às drogas, além de aspectos de valorização da autoestima pessoal e profissional. Para isso, os instrutores vão utilizar cartilhas, gincanas, atividades lúdicas e vídeos. Ao final do curso, haverá a tradicional formatura, quando os estudantes receberão os certificados.

“Para nós é motivo de muito orgulho e alegria poder lançar mais este projeto. O PROMAD, que já tem tanto sucesso nas escolas municipais, agora será estendido aos alunos da APAE, incluindo-os em processos de aprendizagem e preparação para as dificuldades encontradas no cotidiano. Este é um trabalho preventivo: promover a inclusão social é também combater a violência e criminalidade”, ressaltou a presidente do Funssol, Mara Dalben.

Também participaram da cerimônia guardas e bombeiros municipais, secretários e vereadores.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com