Connect with us

Sumaré

Prefeitura de Sumaré realiza ações para celebrar “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”

 

Sumaré, 14 de junho de 2018

 

Em alusão ao “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, celebrado neste dia 15 de junho, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré realiza uma série de ações para conscientizar a população e os próprios idosos acerca de seus direitos. Entre as atividades programadas, estão palestras, rodas de conversa e ensaio fotográfico.

“É nosso dever, enquanto Poder Público e enquanto cidadãos de bem, garantir aos idosos a proteção à vida e à saúde, um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Temos de chamar a atenção da sociedade para este assunto e também conscientizar nossa Melhor Idade para que não permita qualquer tratamento desrespeitoso. Eles merecem nosso cuidado e gratidão”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Nesta sexta-feira (15) pela manhã, os idosos atendidos pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do São Domingos, em parceria com o IBQ (Instituto Bem Querer), participam de um ensaio fotográfico, que tem o objetivo de elevar a autoestima de todos eles. Já no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Angelo Tomazin, a assistente social Leni Moreno palestrará sobre a violência contra a pessoa idosa.

Na próxima semana, as atividades prosseguem no CRAS São Domingos, dia 20, com uma roda de conversa sobre o tema junto às famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias); e nos dez grupos da Melhor Idade, nos dias 26, 27 e 28, com palestras de conscientização junto aos idosos.

 

DENUNCIE

Os principais tipos de violência contra os idosos são a violência física, psicológica, financeira e a negligência. “O Estatuto do Idoso é claro ao dizer que é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos dos idosos. Por isso, contamos com a colaboração de toda a população para que zele pelo bem-estar e segurança da nossa Melhor Idade, realizando denúncias quando tiver conhecimento de qualquer irregularidade. Estamos intensificando as ações de conscientização neste mês, mas luta contra os maus-tratos aos idosos tem de ser contínua”, destacou o secretário de Inclusão, Edson Cosme, lembrando também que as atividades de proteção e inclusão social da Melhor Idade acontecem o ano todo em Sumaré, por meio dos grupos regionalizados, CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e Centro de Longevidade.

Quem for vítima ou souber de algum tipo de violência contra idoso, deve denunciar pelo Disque 100 ou pelo (19) 3854-6604.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com