Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura divulga novo boletim atualizando dados sobre a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas divulgou balanço dos casos de dengue registrados na cidade neste ano até o dia 6 de setembro. De acordo com o informe epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), elaborado por meio do Programa Municipal de Controle de Arboviroses, o município já soma 2.274 casos de dengue confirmados em 2021, com coeficiente de incidência de 186 casos para cada 100 mil habitantes, sem notificação de mortes pela doença até o momento.

Os novos dados mostram que no mês de agosto foram notificados dez casos. Destes, um foi na região Norte de Campinas; quatro na Sul; um na área Leste; quatro na Sudoeste; e nenhum caso foi relatado na região Noroeste. Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde havia registrado 22 pessoas com dengue.

A doença, em geral, evolui de forma branda e benigna. Geralmente há necessidade de hidratação e repouso, mas é preciso buscar rapidamente a orientação de um profissional quando há sinais de complicações. Pessoas com vômitos repetidos, dores abdominais, sensação de queda de pressão ou sangramentos (gengivas, alteração nas fezes e fluxo menstrual) apresentam sintomas que podem ser agravamento da doença. Nestes casos, é preciso procurar ajuda médica com urgência.

Números
 

De acordo com o levantamento dos números de janeiro a 6 de setembro de 2021, a região com maior número de casos agora é a Sudoeste, com 610; seguida pela Sul, com 472; e, em terceiro, a região Leste, com 456 casos de dengue. As regiões Norte e Noroeste têm, respectivamente, 438 e 298 confirmações. Total geral de 2.274 casos confirmados.

Neste ano, em janeiro foram confirmados 92 casos; em fevereiro 252; em março 510; em abril, 800; em maio, 487; em junho, 101 casos; em julho, 22; e em agosto 10 novos casos.

Os dados mostram que em toda a cidade há áreas de transmissão, alertando para a necessidade de intensificar o combate à dengue com a participação de toda a sociedade. Cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

Para outras informações do informe epidemiológico e sobre o combate à dengue em Campinas, a fonte é o portal https://dengue.campinas.sp.gov.br/, que também traz orientações para população e os alertas, com a relação dos bairros com mais risco de transmissão da doença.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com