Connect with us

Hortolândia

Prefeitura dobrará quantidade de vagas do Cursinho Popular este ano

A Prefeitura de Hortolândia dobrará de 60 para 120 a quantidade de vagas para o Cursinho Popular – Orientação Para Vestibular e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano

vagas Cursinho Popular Hortolandia

A Prefeitura de Hortolândia dobrará de 60 para 120 a quantidade de vagas para o Cursinho Popular – Orientação Para Vestibular e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. A novidade foi anunciada, nesta quinta-feira (24/01), pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini, durante encontro com um grupo de alunos que fizeram o curso em 2018. 

O Cursinho Popular, implantado no ano passado, é um curso preparatório, oferecido gratuitamente pela Prefeitura, para jovens e adultos que concluíram o Ensino Médio e que querem prestar a prova do ENEM e vestibulares para cursos superiores. Neste ano, o início das aulas está previsto para 11 de março. 

Por meio do Cursinho Popular, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com moradores, em especial com a juventude, que necessita de apoio gratuito para se preparar para o vestibular e conquistar uma vaga na universidade. A ação é realizada pelas secretarias de Governo (por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres), de Educação, Ciência e Tecnologia, de Inclusão e Desenvolvimento Social, e de Administração e Gestão de Pessoal (por meio da Escola de Gestão).

No encontro, realizado no Paço Municipal, com presenças da secretária de Educação, Alessandra Amora Barchini, e do diretor do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, os alunos destacaram que os conhecimentos e as orientações recebidas no curso ajudaram na hora de fazer a prova do ENEM. Um exemplo é Miguel Luiz Borges, de 19 anos, morador do Jardim Villagio Ghiraldelli, que prestou a prova pela primeira vez. Ele gabaritou as cinco questões de Inglês. “A professora explicou que tipo de questões que poderiam cair na prova. Isso ajudou bastante”, destacou o jovem, que quer fazer o curso de Pedagogia. 

REDAÇÃO

Graças ao cursinho, a estudante Adriane Batista, de 20 anos, moradora do Jardim Nova Hortolândia, aprendeu como fazer redação. Em 2016, ela já havia prestado a prova do ENEM. “Eu tinha dificuldade em redação. O cursinho me deu uma base melhor. Com isso, minha nota aumentou neste ano. Tirei 660”, contou. 

Para outros alunos, o curso representou um momento de retomada dos estudos. Este é o caso de Pamela Sue Sato, de 22 anos, moradora do Jardim Campos Verdes. “O cursinho me ajudou muito. Serviu de incentivo para eu voltar a estudar”, ressaltou a jovem, que pretende fazer o curso de Direito. 

O cursinho também ajuda a abrir portas para fazer outra faculdade. É o caso do aluno Paulo Aparecido Eugênio, de 49 anos, morador do Remanso Campineiro, que já cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele destacou que outro conteúdo importante do cursinho foram as orientações pedagógicas. “Em termos gerais, se eu não tivesse feito o cursinho, acho que meu desempenho na prova do Enem teria sido 20% menor”, ressaltou o estudante, que deseja fazer Licenciatura em Matemática. 

A secretária de Educação destacou que, por meio do encontro, a Prefeitura incentiva os alunos a prosseguirem com os estudos. “Este encontro é uma maneira da Administração parabenizar os estudantes por seu desempenho. O Cursinho Popular é um projeto importante do prefeito Perugini. Por meio do cursinho, queremos oferecer educação para todos. O objetivo é mostrar que a educação transforma vidas”, salientou Alessandra.

O diretor do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, destacou que o cursinho auxilia os estudantes sobre como se preparar melhor para o Enem e os vestibulares. “O cursinho oportuniza a participação de alunos e os ajuda a se estruturar melhor”, salientou o diretor.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com