Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura e Unicamp vão firmar parceria para realização de testes

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário de Saúde, Carmino de Souza, anunciaram nesta quinta-feira, 2 de abril, que a Prefeitura está finalizando a formalização de um contrato para que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) faça os testes dos casos suspeitos de coronavírus na cidade. 

A Unicamp foi habilitada pelo Laboratório do Instituto Adolf Lutz, referência para o Estado de São Paulo. Com isso, a universidade passa a ser a referência para o município de Campinas. O contrato deve ser assinado nos próximos dias.

Serão contratados 6 mil testes por semana para os primeiros 15 dias e, depois disso, 10 mil por semana – o que deve agilizar a liberação dos resultados, permitindo que o município se antecipe em medidas essenciais para a contenção da doença. 

“Nossa grande dificuldade no momento é que temos poucos testes e o tempo de resposta é muito longo, o que dificulta as tomadas de decisões, que agora têm que ser rápidas”, disse o secretário. 

Os testes serão aplicados a partir de critérios clínicos e epidemiológicos estabelecidos pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde).

“Com os exames que serão feitos pela Unicamp, teremos o resultado rapidamente e medidas, como o isolamento do paciente, poderão ser tomadas de forma mais ágil e o caso poderá ser conduzido adequadamente”, completou. 

A medida não afeta os exames que já foram enviados para o Adolf Lutz.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com