fbpx

Prefeitura encerra 2018 com 34 obras entregues em Sumaré

Sumaré cresceu em 2018! Dando continuidade ao processo de reconstrução do Município, iniciado no ano passado, a Prefeitura encerra o ano com 34 obras entregues à população, em todas as regiões da cidade. São investimentos em infraestrutura, desenvolvimento, mobilidade urbana, segurança, saúde e educação, que agregaram qualidade aos serviços oferecidos aos moradores.

 Ao longo do ano, somente na área da saúde, quatro novas unidades foram inauguradas: as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Bordon, Veccon e Florely, em parceria com o Governo do Estado, e a UPA Matão, construída com recursos próprios, com capacidade para atender cerca de 10 mil pacientes por mês. Além disso, foram reformados o CIS Nova Veneza, após doze anos sem melhorias, e a unidade do Denadai e ampliada a UBS Bandeirantes.


Dentro do projeto de humanização da saúde, foram inaugurados os Centros da Criança da Área Cura e do Centro, com o objetivo de levar mais qualidade de vida às crianças da cidade, em parceria com as faculdades PUC-Campinas e São Leopoldo Mandic, e a Base de Excelência da Mulher, um espaço privativo e exclusivo das mulheres, que oferece atendimento médico e ambulatorial, também em conjunto com a São Leopoldo. Também foram implantadas as salas de Ultrasson e ‘Do Bem’, que acolhe pessoas vítimas de abuso físico e psicológico, e o Espaço Kids na UPA Macarenko.

A infraestrutura da cidade e mobilidade da população também receberam grandes investimentos: houve a revitalização da Avenida da Amizade e Estrada Mineko Ito, em Nova Veneza, e Avenida Minasa, no Matão, estas duas últimas vias recebendo recape asfáltico; recuperação das pontes do Cecap e da segunda ponte do Maria Antônia. Também foram feitos diversos serviços de desentupimento de bueiros e recuperação de galerias de águas pluviais, construções de pequenas pontes, passagens para pedestres e calçamentos em todas as regiões da cidade e revitalização do Cemitério Municipal da Saudade.

Proporcionando espaços de lazer, inclusão e convívio social, a Prefeitura implantou diversas Academias ao Ar Livre e playgrounds em todas as regiões da cidade e realizou a manutenção dos campos públicos de futebol. Também foram revitalizados os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Matão e Área Cura, além do Núcleo do Bem Estar do Ypiranga. Foram inauguradas as praças do Macarenko, com pista de caminhada e ciclovia, bosques, novo paisagismo e iluminação, e do Florely, com campo de areia, cancha de bocha e malha, além da primeira etapa do “Bosque dos Lagos Cidade Orquídea”, um espaço de 32 mil m² de área verde no Jardim Dall’Orto, que conta com  pista de caminhada, área para eventos, trilhas ecológicas, playground, quadra de vôlei e quadra de futebol de areia.

Na segurança pública, além de diversos investimentos no Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, entre eles, entrega de novas viaturas, equipamentos e coletes balísticos, foi inaugurada a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da GM, um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências, permitindo melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.

O investimento foi intenso na educação. Logo no início do ano as escolas municipais foram reformadas e implantados novos parquinhos nas escolas com Ensino Infantil. A biblioteca Myrella Rossi Mobilon foi remodelada e agora conta com um acervo de 140 títulos diferentes e é utilizada pela Secretaria de Educação. Além disso, foram inaugurados polos na cidade da ETEC, FATEC e da Univesp, fortalecendo o ensino superior gratuito no Município.

“No ano passado, iniciamos nosso planejamento de reconstrução da cidade, resgatando a auto estima dos moradores, e em 2018 demos continuidade aos investimentos e melhorias. Não são obras faraônicas, mas obras simples, que fazem a diferença no dia a dia dos nossos moradores, trazendo mais qualidade de vida. Continuamos trabalhando para, em 2019, elevar ainda mais os serviços que ofertamos aos nossos munícipes. Já iniciamos a construção do linhão do Santo Antônia e duplicação da Estrada Américo Ribeiro dos Santos, estão em andamento as obras das novas UBSs do Matão e Ypiranga, conquistamos uma UPA para a região da Área Cura e verbas para nosso programa de Recape Viário, além de termos diversos projetos para o próximo ano, em todas as áreas de atividades. Com trabalho sério, determinação e compromisso com a população, trabalhamos com empenho para ofertar serviços humanizados e eficientes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.