Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura envia projeto de lei para antecipar feriados municipais

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou, na tarde desta terça-feira, dia 19 de maio, por transmissão ao vivo pelas redes sociais, que enviou à Câmara Municipal projeto de lei (PL) que autoriza o Executivo a antecipar feriados municipais, via decreto. A antecipação é necessária devido à situação de emergência de saúde pública que demanda à Administração Municipal o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e agravos à saúde. 

O objetivo dessa proposta é melhorar o índice de isolamento social. Estatísticas demonstram que o distanciamento social aumenta aos finais de semana e feriados.

Os feriados que terão as datas alteradas são os do dia 11 de junho (Corpus Christi) e o do dia 20 de novembro (Consciência Negra). Respectivamente, as datas serão antecipadas para os dias 26 e 27 de maio. Como o Governo do Estado também deverá antecipar o feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) para o dia 25 de maio, o município terá a supressão de três dias úteis.

Conforme o prefeito Jonas Donizette, as ações tomadas agora terão reflexo daqui a duas semanas. “À medida que cai a adesão ao isolamento social, aumenta o número de casos. Por isso, quero reforçar que este feriado não é para passear, temos que ficar em casa. Porque tudo o que fizermos de bom ou ruim agora vai refletir no início de junho”, detalhou. 

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, fez um apelo à população. “Precisamos que a população esteja conosco, pois só é possível diminuir o contágio dessa doença com isolamento social, que deveríamos chamar de proteção social”, comentou. 

Homenagens

O prefeito Jonas Donizette agradeceu as mensagens de condolências enviadas por milhares de pessoas de todo o Brasil pela morte do seu sobrinho, o deputado federal Luiz Lauro Filho. Ele faleceu na segunda-feira, 18 de maio, vítima de infarto. 

O prefeito também mencionou a morte da Irmã Dora e de Ricardo Affonso Ferreira Filho, filho do médico Ricardo Affonso Ferreira, na transmissão da tarde desta terça-feira. 

“Ontem foi um dia muito difícil. Começou no domingo à noite, com a morte da Irmã Dora; na segunda pela manhã, com a morte do filho do médico Ricardo; e, depois a morte precoce do meu sobrinho. As escrituras dizem que existem dias maus e que nesses dias temos que nos ancorar em Deus”. 

O prefeito mostrou uma foto da mãe Iara Fais Ferreira com o filho Luiz Lauro Filho. Na imagem, a mensagem “Deus me deu, Deus tomou. Bendito o nome do senhor. Luto”. “É o exemplo de fé muito forte dessa mãe, abatida, mas que tem se amparado na fé. Eu, sendo prefeito, não sou diferente de ninguém; a dor existe, mas com força e fé a gente segue em frente”. 

A Irmã Dora, ou Maria Doralice Martins Ferreira tinha um trabalho no Lar de Promoção do Jovem, onde, como o próprio prefeito disse “criou centenas de crianças órfãs”. 

Ricardo Affonso Ferreira Filho era filho do médico Ricardo Affonso Ferreira, da ONG Expedicionários da Saúde, que instalou Hospital de Campanha em Campinas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com