Connect with us

Hortolândia

Prefeitura inicia obra para evitar inundação no Centro

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, trabalha, desde o sábado (09/02)

Prefeitura-inicia-obra-para-evitar-inundação-no-Centro.jpg

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, trabalha, desde o sábado (09/02), na obra de prevenção à enchentes na região central da cidade. Dessa forma o serviço consiste na implantação de grandes tubos de drenagem embaixo do asfalto e 17 bocas de lobo, num trecho de 500 metros, desde a avenida Santana, passando pela rua Argolino de Moraes, até a rua Luiz Camilo de Camargo, na altura do Banco Bradesco. A obra é realizada por etapas. Dessa forma, nesta primeira fase, a passagem sobre a linha férrea está interditada, uma vez que as obras se concentram neste local. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado na segunda-feira (18/02), desde que a chuva não atrapalhe o andamento dos trabalhos.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecilas, a obra de drenagem vai ampliar o escoamento da água da chuva até o Ribeirão Jacuba, na altura da Ponte Osmar Dobelin, na avenida Santana. Atualmente, a água desce em enxurrada, pela parte superficial do asfalto, acumulando todo o volume na parte baixa do Remanso Campineiro e Jd. das Paineiras. “Com estas obras, vamos aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva e evitar alagamentos, como o que afetou a região central em janeiro”, afirmou Torrecilas. Na primeira semana deste ano, imóveis do Jd. das Paineiras foram invadidos pela água da chuva, que teve volume acumulado de 277mm em 48h.

Para a implantação dos tubos de drenagem na altura da avenida Santana, a Secretaria de Obras removeu parte do asfalto, neste final de semana. Logo a tubulação já foi implantada e, nesta segunda-feira (11/02), operários trabalham na preparação do solo para receber novo pavimento. Além disso, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza a readequação do sistema de abastecimento de água. “Os tubos de drenagem são muito grandes e houve a necessidade de afastar a rede de água para evitar problemas futuros”, destacou o secretário de Obras. “Nosso objetivo é liberar a passagem de veículos sobra a linha férrea o quanto antes”, completou Torrecilas.

Em suma, assim que este trecho de obras estiver finalizado, os trabalhos serão iniciados na etapa seguinte, localizada na rua Argolino de Moraes, onde o trânsito será parcialmente impedido. O prazo para que todo os sistema de drenagem esteja concluído é de dois meses.

Rotas alternativas

Durante o período de obras na avenida Santana, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, indica rotas alternativas no trânsito para melhor fluidez do tráfego durante o serviço. De antemão para orientar os motoristas, a Prefeitura instalou 36 placas, 12 faixas e dois painéis de LED (um na avenida Santana, próximo ao Terminal Metropolitano, e outro na avenida São Francisco de Assis, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário). Os materiais tem o objetivo de orientar pedestres e motoristas sobre os devios de trânsito que devem ser acessados para evitar transtornos. Os desvios podem ser conferidos abaixo.

Quem vem do Jardim Amanda para o Centro, Vila Real e Sumaré

Deve seguir pela avenida Santana até a avenida Olivio Franceschini, adentrando a rua Nelson Pereira Bueno, rua Caetano Basso; circundando a rotatória do supermercado São Vicente, seguindo pela avenida Anhanguera até a avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré, da Vila Real e Centro para o Jardim Amanda

Deve se deslocar a partir da avenida Thereza Ana Cecon Breda, seguir pela avenida Anhanguera, circundando a rotatória do supermercado São Vicente, seguindo pela rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olivio Franceschini até a avenida Santana.

Quem vem da Av. Emancipação para o Centro ou Sumaré

O deslocamento a partir da avenida Emancipação deve seguir para a rua Luiz Camilo de Camargo até a rua João Blumer, pode acessar a rua Geraldo Denadai, avenida Anhanguera e avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré para o Centro e Av. Emancipação:

Segue pela avenida Thereza Ana Cecon Breda, avenida Anhanguera, circundando a rotatória do supermercado São Vicente, pode acessar a rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olivio Franceschini até a avenida Emancipação.

Quem vem da Avenida Emancipação seguindo pela Av. Olivio Franceschini sentido Centro e Sumaré:

Segue pela avenida Emancipação, seguindo pela avenida Olivio Franceschini até a rua Capitão Lourvival Mey, adentrando a rua Luiz Camilo de Camargo até a rua João Blumer, pode acessar a rua Geraldo Denadai, avenida Anhanguera e avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré sentido Centro até Avenida da Emancipação:

Deslocamento pela avenida Thereza Ana Cecon Breda, avenida Anhanguera, circudando a rotatória do Supermercado São Vicente, seguindo pela rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olívio Franceschini até a avenida da Emancipação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com