Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura inicia parceria com a Embrapa para mapeamento de áreas de risco

A primeira aula do curso desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a Defesa Civil de Campinas foi realizada nesta quinta-feira, 7 de março. O objetivo é capacitar engenheiros e técnicos do Departamento para interpretarem imagens de satélite e analisar a mudança de áreas de risco ao longo do tempo. Também houve participação da Defesa Civil do Estado de São Paulo para analisar possível expansão ao Estado.

A iniciativa é fruto da parceria fechada em dezembro do ano passado entre a Prefeitura e a Embrapa. Pelo acordo, a Defesa Civil da cidade e a Embrapa vão executar atividades conjuntas para mapear, analisar e acompanhar as áreas de risco em Campinas com ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
 
Este primeiro dia foi o momento de apresentar a estrutura da Defesa Civil de Campinas para a Embrapa, que, por sua vez, informou a metodologia do curso, os recursos e as ferramentas que poderão ser empregados futuramente pela Defesa Civil.  Após a primeira parte, realizada na sede da Defesa Civil, na Vila Industrial, os oito profissionais da Defesa Civil e cinco instrutores da Embrapa seguiram para o Distrito de Sousas, onde visitaram áreas de risco, como o Beco do Mokarzel, para verificar como as ferramentas da Embrapa poderão ser usadas nas ações da Defesa Civil.

Serão mais quatro aulas, uma por semana, durante todo o dia. Ao longo do curso, os agentes da Defesa Civil poderão aprender como utilizar a tecnologia e o conhecimento adquirido para monitorar os 18 setores de risco em Campinas. Também se estudará a possibilidade de ampliar o uso das ferramentas para outras atividades e setores do sistema de Defesa Civil.


Acordo
 
O acordo com a Embrapa foi viabilizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com