Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura inicia segundo ciclo de formação do programa “Passos para uma Vida Melhor”

Começou nesta terça-feira, dia 12 de março, o segundo ciclo da capacitação do programa  "Cities Changing Diabetes: Passos para uma Vida Melhor" em Campinas. Ao longo de três dias nesta semana e outros três dias na próxima, mais de 300 servidores da Prefeitura passarão pela formação para incentivo de práticas de prevenção à obesidade e redução da incidência de diabetes na população da cidade. Recentemente o programa foi ampliado de cinco para 36 áreas de Campinas – todos esses territórios estão contemplados na capacitação desta semana. O aumento permitirá incluir 610 mil habitantes de Campinas no programa, metade da cidade. 
 
O objetivo da formação é fazer com que os profissionais incorporem aos serviços municipais medidas sustentáveis com foco em autocuidado em promoção da saúde. As ações planejadas já serão aplicadas a partir de abril. A capacitação ocorre durante o período da tarde na unidade 3 da Faculdade Anhanguera, no Taquaral.
 
Além de profissionais das Secretarias de Educação e de Saúde, também há participantes da Ceasa; da Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Esportes e Lazer; e Cultura e Turismo. 
 
No primeiro ciclo de formação, em 2023, foram realizados quatro encontros com 12 horas de carga horária. A partir disso, 15 ações intersetoriais foram executadas com 941 participantes. Entre as ações realizadas houve caminhadas no bairro, rodas de conversa sobre hábitos saudáveis, palestras sobre alimentação saudável, orientações e práticas de atividades físicas, aferição de dados antropométricos.
 
No ciclo 2, os participantes terão o desafio de expandir as intervenções para autocuidado e prevenção da obesidade testadas no primeiro ciclo, além de outras propostas. 
 
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Especialidades na Saúde, Renata Cauzzo Zingra Mariano, o êxito do segundo ciclo do projeto Passos para uma Vida Melhor é resultado da articulação intersetorial, do investimento no processo de capacitação e do engajamento dos profissionais. "Os servidores são os pilares essenciais para desenvolver ações sustentáveis na promoção de práticas alimentares saudáveis e atividade física. São eles quem inspiram e orientam a população em direção a uma vida mais saudável", afirmou. 
 
"Nossa parceria com a Prefeitura de Campinas visa somar esforços para o fortalecimento e expansão de ações do município voltadas à prevenção da obesidade, por meio de ações que consideram os principais fatores de risco para as doenças crônicas nas cidades", disse Patricia Byington, gerente de sustentabilidade da Novo Nordisk no Brasil. 
 
 
Para debater o programa inovador, do qual Campinas é a única cidade brasileira a fazer parte, o prefeito de Campinas Dário Saadi esteve na Dinamarca em fevereiro. Além de apresentar resultados do projeto, ele também teve uma agenda intensa voltada ao intercâmbio de projetos entre Campinas e o país. 
 
Passos para uma Vida Melhor/Cities Changing Diabetes
 
O programa Passos para uma Vida Melhor/Cities Changing Diabetes em Campinas foi lançado oficialmente em março de 2023. O objetivo é fortalecer iniciativas para a redução da obesidade e prevenção de doenças crônicas. A iniciativa Cities Changing Diabetes foi lançada pela empresa global de saúde Novo Nordisk e está presente em mais de 45 cidades. 
 
Por meio da parceria entre a Prefeitura de Campinas, a Novo Nordisk, a Embaixada da Dinamarca no Brasil e o Impact Hub como parceiro implementador, Campinas é a primeira cidade brasileira a integrar a rede global de colaboração sobre o tema.
 
Atualmente, o programa passa por um reposicionamento global, inclusive com a mudança de seu nome – de Cities Changing Diabetes (CCD) para Cities for Better Health (CBH – Cidades por uma Saúde Melhor, na tradução livre). O foco será ampliado para a prevenção de doenças crônicas para além do diabetes.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com