Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura já coletou mais de 15 mil toneladas de resíduos este ano

Mesmo em tempos de coronavírus, essas equipes estão na rua. Saem diariamente em nome da saúde de todos, porque os trabalhos contra a dengue não param. Apesar da quarentena, decretada segunda-feira, dia 23, em função da pandemia, as ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos no combate ao mosquito Aedes aegypti em Campinas continuam: foram recolhidas 15 mil toneladas de resíduos este ano, entre cata-treco, descarte irregular e ecopontos. As ações são frutos de estratégias articuladas pelo Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses.


O serviço de cata-treco já recolheu este ano mais de 999,5 toneladas de resíduos (confira aqui). Um grupo de 25 pessoas está trabalhando normalmente e cumprindo o cronograma para manter a cidade limpa e sem focos do mosquito da dengue. A limpeza das áreas do município também está sendo feita normalmente pelas equipes de trabalho. O descarte irregular também merece atenção dos Serviços Públicos. Este ano já foram recolhidas 7,3 mil toneladas de material na cidade.

Os 16 ecopontos de Campinas , desde o começo do ano até o dia 21 deste mês, receberam mais de 7,3 mil toneladas de resíduos: galharia, recicláveis, pneus e eletroeletrônicos estão entre os itens mais descartados. Esses locais ficam abertos todos os dias, das 7h às 19h (confira aqui), com 32 funcionários do Consórcio Renova executando o serviço. 


Por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a coleta seletiva em Campinas será suspensa nesta sexta-feira, dia 27. A coleta do lixo comum continuará e o que seria destinado à coleta seletiva deve ser colocado com o lixo comum.


O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do Serviço 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com