Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura lança Empreenda no Esporte com oficinas para abrir negócios

 

 

Serão quatro dias de oficinas que vão ensinar como formalizar um negócio próprio, como conquistar clientes, identificar habilidades negociais, e usar as mídias sociais para promover e conquistar novos mercados. A ideia é aproveitar o potencial técnico e criativo do segmento esportivo para fomentar e capacitar as pessoas a gerar renda com seus próprios negócios.

 

 

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de novembro e devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica atrás do Ginásio do Taquaral, ou no setor de atendimento da Casa do Empreendedor, que fica no CPAT Centro, avenida Campos Sales, 427. As vagas são limitadas.

 

 

Representando o prefeito Jonas Donizette, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, explicou que sua pasta identificou uma necessidade muito grande dos profissionais que trabalham no esporte em Campinas de se formalizarem e alcançarem condições de expandir seus próprios negócios e gerar renda. “Se o profissional não é formalizado, como ele vai cobrar por serviços prestados numa empresa, por exemplo, se ele não puder emitir uma nota fiscal?” Para Dário, o objetivo do programa é fazer do esporte um polo gerador de renda.

 

 

O secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, disse que a ideia do programa nasceu a partir de um diagnóstico feito pela Secretaria de Esportes, que identificou a necessidade dos profissionais da área de se formalizarem como empreendedores. “A maioria das pessoas que se formam em Educação Física não consegue emprego e muitos acabam trabalhando em outras áreas. Com o conhecimento e as técnicas que eles vão adquirir nas oficinas, esperamos que encontrem meios para ter seus próprios negócios e gerar renda”, disse Yabiku.

 

 

O diretor do Sebrae, Guilherme Campos, disse que a vida de quem empreende não é nada fácil. “A sociedade está passando por uma transformação, a carteira assinada e o emprego do jeito que conhecemos estão cada vez mais raros. Então, a saída é o empreendedorismo, é ter o seu próprio negócio como forma de gerar renda e sustento”, explicou Campos. Já o gerente do Sebrae em Campinas, Nilcio Caibar, defendeu que o poder público deve investir cada vez mais na capacitação das pessoas que desejam se tornar empreendedoras.

 

 

As oficinas

 

 

As oficinas que serão realizadas de 2 a 5 de dezembro, das 14h às 17h, no Planetário, incluem os seguintes módulos:

 

– Dia 2/12 – Empreendedorismo como opção de carreira – oficina apresenta as oportunidades e desafios do setor esportivo.

– Dia 3/12 – Formalização – o conteúdo deste módulo trata dos benefícios da formalização e mostra o passo a passo para que o empreendedor legalize o seu negócio.

– Dia 4/12 – Ganhe Mercado – as técnicas e ferramentas necessárias para atrair e manter clientes satisfeitos. Como identificar o seu público-alvo, satisfazer suas necessidades e ampliar os negócios.

– Dia 5/12 – Inove para ganhar mais – a importância da inovação como ferramenta de alavancagem de negócios, com foco nas mídias sociais.

 

 

Público-alvo

 

 

O público que o programa Empreenda no Esporte pretende atingir inclui os instrutores de exercícios físicos, desportos, lazer e recreação, educadores de escolinhas de esportes e de atividades culturais, estudantes universitários de educação física e personal trainer que trabalha em praças públicas, condomínios, clubes e academias. A Região Metropolitana de Campinas possui nove faculdades de educação física que formam aproximadamente 500 novos profissionais todos os anos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com