Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura mantém atendimento à população em situação de rua nos feriados

A manutenção e ampliação ao atendimento à população em situação de rua é essencial para mitigar os impactos que o novo coronavírus pode trazer a esse segmento da sociedade. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura manterá o atendimento dos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) durante o feriado prolongado entre os dias 25 e 27 de maio. O serviço conveniado da Casa da Cidadania também manterá o atendimento.

O Centro Pop 2 funcionará entre 9h e 15h, ininterruptamente. No local, os usuários recebem atendimento especializado, alimentação e podem fazer a higiene pessoal com direito a banho e possibilidade de lavar suas roupas. A unidade 1 do Centro de Referência, fará os atendimentos entre 9h e 12h.

O intuito, além de garantir atendimento digno a essas pessoas, é diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus entre a população em situação de rua, tendo em vista a proteção social, que visa a garantia da vida, a redução de danos e a prevenção da incidência de riscos.

A Casa da Cidadania, serviço conveniado à SMASDH, também manterá o atendimento, como ocorre normalmente, com os voluntários no sábado e domingo e, nos dias 25, 26 e 27 de maio, a unidade funcionará das 15h às 19h.

A população em situação de rua também conta com as vagas dos abrigos emergenciais e do albergue municipal que funcionam 24h todos os dias. O encaminhamento das pessoas para esses locais é feito pelas equipes do SOS Rua.

Operação Inverno

Como ocorre todos os anos, a Operação Inverno teve início no último dia 1º de maio, e será mantida durante o feriado prolongado. A ação visa atender as pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano com a intensificação dos encaminhamentos aos serviços de acolhimento, distribuição de cobertores e, como vem ocorrendo desde o início da pandemia da Covid-19, orientação sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento social para evitar a transmissão do novo coronavírus.

As abordagens ocorrem todos os dias da semana, das oito horas da manhã até a meia-noite. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento acontece entre 18h e 24h. O telefone para contato com a equipe é (19) 9-9984-6496.

De acordo com o coordenador da Proteção Social de Média Complexidade para População Adulta em Situação de Rua, William Souza, as equipes fazem esse atendimento todos os dias, tanto no centro como nas regiões mais afastadas.

“Como a gente faz o atendimento diário, temos levado os cobertores e estamos acompanhando as condições dessas pessoas. Com esse atendimento prévio, mesmo que a temperatura caia, já garantimos uma estrutura mínima para que as pessoas em situação de rua se organizem”, argumentou o coordenador.

Além da oferta dos abrigos emergenciais e do albergue para acolhimento, até o momento, já foram distribuídos mais de dois mil cobertores pelas equipes do SOS Rua que fazem a abordagem social dessa população. Pela Operação Inverno foram entregues 1.220 cobertores e, antes desse período específico, por conta da pandemia, foram distribuídos cerca de 800 cobertores.

Endereço das unidades de atendimento:

Centro Pop 1

Rua Regente Feijó, nº 824, no Centro 

Centro Pop 2

Rua José Paulino, nº 603, no Centro

Casa da Cidadania

Rua Francisco Teodoro, nº 138, na Vila Industrial

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com