Connect with us

Hortolândia

Prefeitura orienta população sobre riscos de recolher morcegos

 

A Prefeitura de Hortolândia orienta a população a tomar cuidados ao encontrar algum morcego caído no quintal ou em áreas externas das casas. Desde o início deste ano, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, informa que já coletou 10 morcegos na cidade.

De acordo com o órgão, o morcego pode transmitir a Raiva. A transmissão da doença acontece quando se tem contato direto com a pele ou saliva do animal contaminado, ou por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura. O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, explica que o primeiro sintoma que pode indicar que o morcego tem o vírus da Raiva é a incapacidade de voar. Por isso, o animal pode ser encontrado caído no chão, durante o dia.

Ao encontrar um morcego caído, o veterinário orienta as pessoas a não coletá-lo sem proteção nas mãos. “Caso esteja vivo, deve-se deslocá-lo, com uma vassoura, para alguma área isolada, ou colocá-lo dentro de um balde, ou imobilizá-lo com um pano e entrar em contato com a UVZ”, alerta.

Caso o animal esteja morto, deve-se recolhê-lo, de luvas ou com uma pá, e colocá-lo numa caixa e levar até a UVZ, ou ligar nos números 3897-3312/5974, para que o órgão vá até o local recolher a caixa. O órgão encaminhará o animal para análise em laboratório. Caso a pessoa tenha tido algum contato com o morcego, deve procurar imediatamente orientação médica.

O veterinário também orienta para que as pessoas observem se animais domésticos, como cães ou gatos, tiveram algum contato ou morderam o morcego, pois também pode haver transmissão da Raiva. Caso isso tenha acontecido, o morador deve informar a UVZ, que tomará as medidas necessárias. Por isso, é importante todo ano vacinar cães e gatos contra a Raiva, evitando assim que sejam contaminados em caso de contato com morcegos.

PROTEGIDOS

Cardoso salienta que as pessoas não devem matar morcegos. Apesar de poderem transmitir a Raiva, o veterinário explica que estes animais são protegidos por lei federal para evitar o extermínio indiscriminado. Além disso, eles são importantes para manter o equilíbrio da natureza. Os morcegos se alimentam de insetos e artrópodes (aranhas, escorpiões, entre outros) nocivos aos humanos. “Os morcegos também contribuem muito na dispersão do pólen e sementes”, observa o veterinário.

Para evitar que morcegos entrem nas casas, o veterinário orienta os moradores a vedar possíveis entradas e saídas de locais que estes animais possam usar como abrigo, tais como forros, sótãos, porões, frestas em parede, ductos de ventilação e chaminés.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com