fbpx

Prefeitura presta homenagens pelos 100 anos do Padre Haroldo Rahm

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou no sábado, 23 de fevereiro, do evento de celebração ao aniversário de 100 anos do Padre Haroldo Rahm, realizado no Prime Hall. A festa recebeu cerca de 1.700 convidados.

No dia anterior, 22 de fevereiro, sexta-feira, data do aniversário do homenageado, num iniciativa do prefeito, foi publicado no Diário Oficial do Município um decreto instituindo o Diploma do Mérito das Causas Sociais “Padre Haroldo Hahm”, que será destinado a agraciar pessoas e entidades que tenham prestado relevantes serviços às causas sociais e ao voluntariado.


No evento de sábado, o prefeito Jonas Donizette, acompanhada pela primeira-dama Sandra Ciocci, subiu ao palco para prestar mais uma homenagem e entregar em mãos o primeiro Diploma do Mérito das Causas Sociais “Padre Haroldo Rahm”. “Muitas pessoas receberão esse diploma, mas o primeiro será entregue ao próprio que leva o seu nome. Deus abençoe a sua vida, obrigado por tudo que você fez por Campinas”, afirmou o prefeito ao entregar o diploma para uma das grandes personalidades da história de Campinas.

O prefeito ressaltou também aos presentes que o Padre Haroldo é um grande parceiro da Prefeitura de Campinas em projetos sociais, como a Casa da Gestante, que atende mulheres em situação de rua, e o programa Recomeço, pelo qual a Prefeitura encaminha os dependentes de drogas e álcool para tratamento no Instituto Padre Haroldo. “Campinas é uma cidade que deu muita sorte. Deus nos abençoou, em 1965, com a vinda do Padre Haroldo, que passou a amar esta cidade e teve amor, principalmente, por aquelas pessoas que mais necessitavam e foi reconhecido não só por Campinas mas pelo Brasil todo”, acrescentou Jonas Donizette.

A Festa de aniversário contou uma programação recheada, com almoço, homenagens, apresentação musical da banda Centenary Jazz Band e outras atrações. Além de secretários e vereadores de Campinas, autoridades do Estado de São Paulo, entre os presentes estiveram parentes do homenageado, religiosos, muitos fiéis e o atual presidente do Instituto Padre Haroldo, Beto Sdoia.

Sobre o Padre Haroldo Rahm

Harold Joseph Rahm nasceu em 22 de fevereiro de 1919, em Tyles, Texas, no Estados Unidos. Teve três irmãs e dois irmãos. Seu pai era médico e morreu de alcoolismo. Sua mãe era fazendeira e trabalhava no campo.

Chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986. Fundou diversas obras, como paróquias, pastorais, movimentos, entre outras, aliando-se a outros religiosos. Ele dedica sua vida a semear obras que integram a ação social e que buscam aliviar o sofrimento das pessoas marginalizadas, principalmente dependentes químicos.

Em 1978, fundou a entidade filantrópica “Associação Promocional Oração e Trabalho”, que em 2009 foi rebatizada com o nome de “Instituição Padre Haroldo Rahm”. O trabalho da entidade era com recuperação de dependentes em drogas. Seguindo a mesma linha de trabalho, ele iniciou o movimento “Amor-Exigente”, em 1984, inspirado no livro “Tough Love” e que atualmente está presente em todo o Brasil e outros países.

Sobre o Instituto Padre Haroldo

Fundado há 40 anos, o Instituto que leva o seu nome desenvolve ação social em quatro eixos de trabalho, todos direcionados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Oferece 15 serviços diferentes, possui dez endereços e atende cerca de duas mil pessoas por mês. Nestes anos todos, o serviço ajudou 12 mil pacientes e é referência nacional.