Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura promove “Jornada de Prevenção e Cuidado sobre Drogas”

No Dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho, a Coordenadoria de Prevenção às Drogas da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), começou na manhã desta quarta-feira, no Salão Vermelho do Paço Municipal, a “Jornada de Prevenção e Cuidado sobre Drogas: Vamos falar sobre isso?”. O encontro vai abordar durante dois dias assuntos como a prevenção e o cuidado sobre drogas e está aberto ao público.

 

Especialistas no assunto de instituições de Campinas e região farão palestras e debates com o objetivo de traçar estratégias efetivas na prevenção do uso de entorpecentes. O evento também pretende orientar a população sobre a prevenção e os cuidados necessários sobre drogas. Elaborado com programação e linguagem acessíveis aos interessados em geral e atividades gratuitas, a Jornada terá distribuição de material informativo, oficinas e debates.

 

Dentro do tema proposto, será abordado o papel da rede de cuidados, que envolve os serviços de atenção à Saúde – atendimento básico, psicossocial, emergências, internação hospitalar. Também serão apresentados, entre outros assuntos, trabalhos realizados pelos grupos de ajuda. As estratégias da prevenção na escola, na família e nos serviços da rede pública serão outras questões abordadas durante a Jornada.

 

“Não é um trabalho fácil e temos um desafio imenso pela frente. Mas vamos buscar práticas intersetoriais de combate e prevenção às drogas. A articulação entre Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições é fundamental para o enfrentamento do problema”, destacou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.

 

Eliane citou ainda o Atlas da Violência, divulgado no dia 5 de junho, que apontou que 35 mil jovens morreram em 2017 em consequência do engajamento no tráfico de drogas ou pelo consumo de entorpecentes.

 

A Jornada, segundo ela, tem como tarefa discutir metodologias e ferramentas para reduzir o uso de drogas e, consequentemente, minimizar a letalidade de jovens relacionada ao narcotráfico. “Para diminuir esses números, é importante ampliar ofertas de politicas públicas pelo aprimoramento da intersetorialidade e voltadas para todas as faixas etárias e para as famílias. Precisamos, desde a primeira infância, discutir o assunto com as famílias, homens e mulheres e produzir uma cultura de paz”, ressaltou a secretária.

 

Missão

 

A missão da Coordenadoria de Prevenção às Drogas é proporcionar ao munícipe a oportunidade de receber informações e orientações sobre os malefícios das drogas lícitas (cigarro e bebida alcoólica) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy e LSD, por exemplo).

 

Dentre as funções do órgão está a realização de ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas para este fim. Sendo assim, as ações têm o objetivo de evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência, assim como os prejuízos relacionados ao padrão de consumo de substâncias psicoativas.

 

Comen

 

O Comen – Conselho Municipal de Entorpecentes tem por finalidade propor as diretrizes da política municipal voltada ao cuidado às pessoas que fazem uso do álcool, tabaco e outras drogas. Também é responsabilidade do órgão orientar e auxiliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos que envolvam os programas de orientação, prevenção, tratamento, recuperação, reinserção e inclusão social dos dependentes, assim com o apoio aos familiares.

 

Programação

 

O Papel da Rede de Cuidados

 

Data: 26 de junho

 

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

 

Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro

 

9h – Abertura

 

9h20 – Atenção Básica (Bruna Antunes Ximenes)

 

9h40 – CAPS – Centro de Atenção Psicossocial (Paula Faria)

 

10h – Emergência (Karina Diniz Oliveira)

 

10h20 – Internação Hospitalar e Outros Equipamentos (Renata Azevedo)

 

10h40 – CT e Grupo de Mútua Ajuda (Pablo Kurlander)

 

11h – Drogas e Saúde Pública (Renata Azevedo)

 

11h20 – Discussão e encerramento

 

 

Divulgação sobre “Prevenção ao Uso de Drogas”

 

Data: 27 de junho

 

Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral Metropolitana de Campinas)

 

Horário: 9h às 17h – Distribuição de material informativo sobre prevenção ao uso de drogas

 

O Papel de Prevenção

 

Data: 28 de junho

 

Local: Salão Vermelho

 

9h – Abertura

 

9h20 – Estratégias de Prevenção (Claudemir Lúcio M. dos Santos)

 

9h50 – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Marina Decot Sdoia)

 

10h20 – Prevenção e a Escola (Flávia Martins Guimarães)

 

10h50 – Prevenção e a Família (Vereador Rossini e Vera Lucia Porto)

 

11h20 – Discussão e encerramento

 

O “barato” que não sai caro!

 

13h30 – Abertura

 

14h15 – Atividades em grupos de escolas:

 

– Oficina com música

 

– Oficina cênica

 

– Artes plásticas

 

– Comunicação não violenta

 

– Prática Circular

 

15h às 16h – Compartilhamento das atividades

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com