Connect with us

Nossa Cidade

Primeira vacinada em Campinas é médica do PS do Mário Gatti

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na rede municipal em Campinas é uma médica que atua há oito anos no Hospital Mário Gatti. Maelly Romi Ikuno é clínica geral no Pronto-Socorro da Unidade e atua na linha de frente do Hospital. A profissional recebeu a vacina nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, durante o ato que deu início à imunização dos trabalhadores da Rede.

A campineira Maelly, que tem 34 anos e há oito trabalha no Hospital, ficou honrada com sua escolha para representar todos os profissionais de saúde da Rede que lutam diariamente contra a pandemia. “Vamos poder dar um passo enorme na tentativa de combater esse vírus. Fiquei muito lisonjeada. Que essa seja uma nova fase para todo mundo com mais esperança.”

A médica também já teve Covid-19 uma vez, em maio de 2020. “Foi uma gripe muito forte, tosse e calafrios e os outros sintomas foram aparecendo no decorrer do isolamento.” Ela conta que o período mais triste no enfrentamento da pandemia foi entre julho e agosto. “Os profissionais de saúde estavam muito desgastados. Foi muito difícil lidar com os óbitos, com a dor das famílias, muitas pessoas se infectando.”

Ela também frisou que as pessoas precisam continuar a se cuidar, tomando as medidas de precaução necessárias e fazendo distanciamento social.

Também foram vacinadas durante a cerimônia simbólica: Sérgio Dias – médico da linha de frente do Hospital Mário Gatti, Geovanna Mendes – técnica de enfermagem da linha de frente; Maria Fernanda Simielli Beck – enfermeira da linha de frente; Elcy Maria Alves da Silva – enfermeira da UTI do Hospital Ouro Verde; Ricardo Pires – técnico de enfermagem da UTI do Hospital Ouro Verde; e Deila Márcia da Silva – técnica de enfermagem da UTI do Hospital Ouro Verde.

O prefeito Dário Saadi esteve presente no início da vacinação dos trabalhadores e destacou que a Prefeitura será rigorosa com os critérios definidos pela Secretaria de Estado. “Estamos vacinando quem está na linha de frente, não só na rede pública, como também da privada. Isso para nós é muito importante.”

Haverá controle por meio de nome, CPF, número de matrícula, função, local de trabalho e assinatura, além do endosso do responsável pela instituição.

A partir de amanhã, as doses serão distribuídas para as demais unidades da Secretaria de Saúde e para a rede particular. Segundo o prefeito, a vacinação é um reconhecimento aos profissionais de saúde. “Eles se dedicaram, correram riscos e sofreram situações de estresse, trabalhando com amor em uma luta diária no enfrentamento da pandemia”, disse.

Todas as 24,9 mil doses recebidas por Campinas serão aplicadas como primeira dose. De acordo com o secretário de Saúde, Lair Zambon, a segunda dose já está provisionada. “Já está fixado que essas pessoas receberão a segunda dose em 21 dias.”

Apenas na Rede Mário Gatti serão 4.140 pessoas vacinadas. A previsão é que sejam aplicadas 750 doses por dia no Hospital Mário Gatti, 300 no Hospital Ouro Verde e 100 entre os demais serviços. “Diretores técnicos das unidades já fizeram a lista dos trabalhadores que serão vacinados. Isso tudo está documentado”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Não há previsão da data em que será iniciado o agendamento para os pontos de vacinação. A abertura do agendamento para os outros grupos previstos na primeira fase vai depender da quantidade de doses que a cidade receberá. A prioridade para as primeiras doses é quem está atuando na linha de frente do atendimento a pacientes com o novo coronavírus.

Público-alvo

O público-alvo da primeira etapa inclui profissionais de saúde em geral, pessoas a partir de 60 anos de idade, indígenas e quilombolas.

A primeira etapa será dividida da seguinte maneira:

1º – profissionais de saúde, indígenas e quilombolas – cerca de 63 mil pessoas em Campinas;

2º – pessoas com 75 anos ou mais – 40.383 pessoas;

3º – 70 a 74 anos – 26.309 pessoas;

4º – 65 a 69 anos – 33.507 pessoas;

5° – 60 a 64 anos – 46.169 pessoas.

Das mortes por Covid em Campinas, 87% correspondem a esse público da primeira etapa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com