Connect with us

Sumaré

Procon Sumaré realiza ações educativas para compras do Dia dos Pais

Sumaré, 08 de agosto de 2018.

 

            O Dia dos Pais está chegando e, com ele, as compras de presentes para essas pessoas tão especiais. Por isso, o Procon de Sumaré realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de agosto, ações educativas aos comerciantes e consumidores, além de uma pequena homenagem aos pais.

Amanhã, a equipe de fiscalização visitará os comércios de Sumaré, com o objetivo de orientar os comerciantes sobre as determinações do Código de Defesa do Consumidor, esclarecer dúvidas e também oferecer dicas de compra de presentes. Já na sexta-feira, haverá um café da manhã no Procon Sumaré e todos os pais estão convidados a participar da atividade.

Confira algumas dicas do órgão para os consumidores neste Dia dos Pais:

·        A primeira orientação é pesquisar preços e formas de pagamento, considerando sua disponibilidade financeira, a fim de evitar endividamentos.

·        Um ponto que o consumidor deve ficar atento na hora da compra é com relação à possibilidade de troca do produto: o comerciante só tem obrigação de trocar em caso de defeito – ou caso se comprometa com o cliente a realizar a troca por gosto, tamanho ou cor. Nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve prestar atenção ao prazo de sete dias para o arrependimento – a partir do recebimento do produto –, com direito ao reembolso total.

·        A compra de celulares, um dos produtos preferidos para presentes nesse dia, também requer algumas atenções. É preciso estar atento à fidelidade pelo aparelho ou por plano alternativo (promoção ou bônus ofertado), tipo e valor do plano de serviços contratados, prazo de vigência da promoção ou bônus ofertado e de garantia do produto adquirido, disponibilidade do sinal da região onde reside, multa de fidelidade por cancelamento e, se possível, testar o produto antes retirá-lo do estabelecimento.

·        O Procon de Sumaré orienta ainda sobre a compra do vale-presente. A primeira coisa é definir com o vendedor como será a restituição da diferença de valores entre o produto escolhido e o vale-presente, caso ocorra. Além disso, todas as informações sobre o tipo de artigo e valor do vale devem constar por escrito, seja na nota fiscal ou em outro documento que comprove a compra.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem procurar o Procon pelo telefone (19) 3873-1071 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. O órgão fica no Centro Administrativo Odette Jones Gigo. O endereço é Rua Ipiranga, nº 73, região central da cidade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com