Connect with us

Nossa Cidade

Programa ambiental Reconecta RMC é citado em estudo da União Europeia

O programa da Prefeitura de Campinas Reconecta RMC é uma das 25 iniciativas destacadas na edição de setembro da publicação “Brasil: Diálogo Setorial em Soluções Baseadas na Natureza – Contribuições para um Roteiro Brasileiro para Cidades Resilientes”, da Diretoria Geral para Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia sobre soluções baseadas na natureza. A publicação tem por objetivo mostrar estudos de casos de cidades brasileiras e da União Europeia, duas regiões com contextos socioeconômicos e ambientais distintos, porém, ambas enfrentando desafios globais como as mudanças climáticas, perda da biodiversidade e urbanização insustentável.

Na publicação (em inglês), escrita por Cecília P. Herzog e Carmen Antuña Rozado, o case de Campinas é apresentado a partir da página 62 (https://oppla.eu/sites/default/files/docs/EU-Brazil-NBS-dialogue-2409.pdf ) . 

O trabalho apresenta 25 estudos de caso dos dois lados do Atlântico (10 na Europa e 15 no Brasil) e ilustra como o trabalho com a natureza pode

ter um impacto positivo na vida das pessoas. Os exemplos escolhidos abordam muitos desafios: do gerenciamento da água à restauração do ecossistema, efeito das ilhas de calor urbano, inundações, deslizamentos de terra ou erosão costeira. 

Os estudos de casos brasileiros abrangem todas as regiões do país e os biomas mais ameaçados (Mata Atlântica, Cerrado e a Amazônia). Eles mostram como a mega biodiversidade do Brasil pode ser a solução para uma série de questões e fornece inspiração para cidadãos e governos.

“Esta publicação é muito importante no que tange a divulgação do trabalho regional que estamos realizando na RMC e na oportunidade de troca de experiências com outros atores”, destaca o secretário municipal do Verde, Rogério Menezes.

O relatório conclui que as soluções baseadas na natureza não são apenas escolhas inteligentes de investimento mas também um meio de melhorar a qualidade de vida e uma oportunidade de mudar para uma nova economia

e um novo estilo de vida mais conectado à natureza.

Reconecta RMC

Previsto no Plano Municipal do Verde, o programa Reconecta RMC é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campinas que tem por objetivo  estabelecer a cooperação mútua entre os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas para ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim. O Termo de Cooperação Técnica entre os municípios participantes foi assinado em 2018.

O Programa tem como enfoque:

– Proteção Animal: promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética;

– Recuperação de Áreas de Preservação Permanente: recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos (área de conectividade regional por meio de parques lineares);

– Fortalecimento das áreas protegidas existentes e criação de novas áreas protegidas: manter e aprimorar a gestão de unidades de conservação existentes, incentivar a criação de novas áreas de preservação e conservar remanescentes estratégicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com