Connect with us

Nossa Cidade

Programa de inclusão digital de idosos abre inscrições a partir do dia 22

Programa de inclusão digital de idosos abre inscrições a partir do dia 22

O Programa “Geração Mais Conectada”, voltado à inclusão digital de pessoas com mais de 60 anos, abre inscrições no dia 22 de maio para novas turmas. Iniciado em outubro de 2021, “Geração Mais Conectada” é uma parceria entre a Coordenadoria Setorial de Políticas Públicas para a Juventude e a Coordenadoria Setorial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.

A primeira oficina intitulada “Aprenda a mexer no seu smartphone” teve como objetivo principal ensinar aos idosos a utilização plena de seus celulares, focando em aplicativos e serviços como Uber, redes sociais e serviços da Prefeitura.

O projeto surgiu como resposta à realidade exposta pela pandemia, que revelou a dificuldade das pessoas idosas em utilizar a internet e demais serviços digitais.

Com a proposta de promover o intercâmbio intergeracional, o projeto conta com jovens bolsistas do Programa Juventude Conectada (PJC) como facilitadores das oficinas para os idosos interessados. As aulas acontecem nos telecentros do Programa.

A primeira turma, iniciada em 4 de outubro de 2021, contou com 30 alunos, divididos em duas turmas de horários diferentes. Após cinco semanas, a oficina encerrou-se com 27 idosos que completaram todas as etapas da oficina.

Além de promover a inclusão digital, o projeto tem como objetivo combater a exploração econômica dos idosos, crime de violência contra a pessoa idosa que ocupa a quinta colocação em número de notificações.

Em 2023, o projeto pretende expandir, contemplando todas as regiões do município.

As oficinas serão oferecidas em diversos locais, entre eles o Espaço Maria Monteiro, CRAS Nelson Mandela, CRAS Anhumas e CRJ, cada local com horários e vagas específicas.

Na quinta-feira, 11 de maio, foi realizada a formação com os jovens que irão ministrar as próximas oficinas. Com esta iniciativa, o projeto “Geração Mais Conectada” busca reduzir a exclusão digital entre os idosos e promover uma convivência harmoniosa e produtiva entre as diferentes gerações.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com