Connect with us

Nossa Cidade

Programa de Saneamento Rural Sustentável entrega fossas neste sábado

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), realiza na região do Descampado, neste sábado, 28 de outubro, a partir das 8h30, a “2ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais”.

 

Nesta etapa, o programa contemplará 10 famílias com a doação de 15 biodigestores (sistema compacto com tanque séptico e filtro anaeróbico com extração de lodo) nas áreas rurais de Campinas na região de captação de água para abastecimento público no Rio Capivari. A oficina (Dia de Campo) tem por objetivo capacitar as famílias contempladas a instalar e operar Fossa Séptica Biodigestora (FSB) e de um Biodigestor de 600 Litros para tratamento de esgoto sanitário em área rural. Serão também capacitadas as famílias remanescentes da primeira etapa, que receberam 34 FSBs e não passaram pelo treinamento.

 

A primeira etapa do Programa contemplou a doação de 34 FSBs modelo Embrapa em propriedades rurais de Campinas, nas regiões do Pedra Branca e Descampado, além da capacitação de 13 famílias contempladas pelo sistema, ou seja, a transferência desta tecnologia social, que além de coletar e tratar o efluente doméstico (águas negras – vaso sanitário), produz um biofertilizante na última fase do tratamento, que pode ser usado como adubo para árvores e frutas.

 

O Programa de Saneamento Rural Sustentável, instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB (Decreto Municipal nº 18.199/13, disponível em http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-saneamento-basico.php), visa atender a população rural no que se refere ao saneamento básico, destacando-se ações de adequação do esgotamento sanitário e conservação do solo e da água.

 

SERVIÇO

 

Dia de Campo

 

2ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais

Dia: 28/10/2017

Horário: 08:30 às 11:00 horas

Local: Sítio do Pedro Yuzawa – próximo à Igreja Nossa S. de Fátima, Descampado – Campinas-SP

 

 

Programação:

 

08:30 – Apresentação do Programa Saneamento Rural Sustentável e Programa de PSA Água

08:40 – Fossa Séptica Biodigestora (FSB): tecnologia social para tratamento de esgoto sanitário em propriedades rurais

08:50 – Biodigestor para tratamento de águas negras e cinza em propriedades rurais

09:00 – Demonstração com os participantes de instalação e operação dos sistemas de tratamento de esgoto sanitário propostos pela SVDS

 

Apoio:

Embrapa Instrumentação Agropecuária – São Carlos (SP)

Conselho Diretor do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI Campinas

 

Contato: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental – CPGA/SVDS – (19)2116-8487 geraldo.neto@campinas.sp.gov.br

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com