Connect with us

Sem categoria

Programa “Documenta, escola” inicia formação de profissionais da rede municipal de ensino

Equipe do CEI Anitta Afonso Ferreira, no Jardim São José, conheceu técnicas de acervo arquivístico que vão impulsionar a criação de um centro de memórias da unidade educacional

Nos dias 28 e 29 de abril aconteceram os primeiros encontros das duas turmas participantes da ação formativa “Os meandros da Educação Infantil na cidade de Campinas: uma (re)visita ao passado através da catalogação de fotografias do CEI Annita Affonso Ferreira”. A ação foi proposta pelo diretor da unidade, Fernando Paulo de Lima, como parte do projeto “Memórias do CEI Annita”, apresentado por ele para participação no Programa “Documenta, escola! Arquivo, patrimônio & memória nas unidades de ensino de Campinas”, oferecido pelo Arquivo Municipal de Campinas.

Segundo Fernando, o objetivo geral será propiciar conhecimentos básicos referentes ao trabalho com acervos arquivísticos, bem como fomentar ações de montagem de um Centro de Memórias do CEI Annita, realizando a mediação entre os conhecimentos da ciência arquivística às especificidades da Unidade Educacional. “Considerando que nossa unidade será a única escola da rede municipal que participará do programa ‘Documenta, Escola!’, voltado à preservação da memória escolar, nosso objetivo é contribuir para a valorização da relação construída ao longo de décadas entre a escola e o bairro Jardim São José, onde fica localizada”, disse Fernando.

Dividido em duas turmas, uma por período, o Grupo de Trabalho proposto pelo diretor será composto por professores, agentes de educação infantil e outros servidores lotados na unidade e irá realizar a catalogação do acervo de fotos antigas que retratam os mais de 50 anos do CEI Annita Affonso Ferreira, desde sua origem como Creche São José, anterior à municipalização. Além disso, o grupo contará com a participação eventual de ex-funcionárias que são referência para a memória tanto da CEI quanto do bairro. Fernando ressalta que a ação propiciará estudos e reflexões sobre as concepções de educação de crianças pequenas e bebês, observando mudanças e permanências ao longo do tempo.

Os primeiros encontros contarão ainda com a presença dos servidores Bruno Soares e Rita Francisco, do Arquivo Municipal de Campinas. Rita atua como Especialista Cultural no Arquivo e, desde 2015, desenvolve ações relacionando memória, patrimônio cultural e educação com os acervos documentais.

Segundo Rita, o “Documenta, escola! foi construído a partir de nossa experiência anterior na realização de ações pontuais, conforme demandas apresentadas por unidades escolares, que agora voltam de maneira mais sistemática e, esperamos, mais democrática. Nossa intenção é a construção de uma política pública para o campo e que mais pessoas e unidades possam conhecer nosso trabalho e juntar-se a nós nessa missão de trabalhar temas relevantes para a construção da história, da identidade e da cidadania”.

A participação dos servidores do Arquivo tem a finalidade de partilhar conhecimentos e especificidades relativas ao trato com o acervo, além de acompanhar todo o desenvolvimento do projeto ao longo do ano. Além de Bruno e Rita, Regina Joselita, Chefe do Setor de Arquivo Intermediário, ministrará uma oficina com orientações de conservação e guarda das fotografias que serão trabalhadas pelo grupo.

Por fim, Fernando Lima destaca que todo o trabalho será conduzido tendo em vista os eixos propostos pela Secretaria Municipal de Educação: a valorização da mulher e o meio ambiente. Para o Diretor, iremos “estreitar os laços entre escola e comunidade escolar, valorizando a história e a tradição”.
 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com