Connect with us

Nossa Cidade

Programa Juventude Conectada renova permanência de 17 bolsistas

Dezessete bolsistas do Programa Municipal de Inclusão Digital “Juventude Conectada” renovaram sua permanência no programa por mais doze meses. O  novo Termo de Adesão está baseado no Decreto Regulamentador nº 20.827/2020. A assinatura do documento pelos bolsistas ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de maio.

Voltado para jovens de 15 a 29 anos, o programa visa promover a inclusão social, a formação e a atuação comunitária desses bolsistas por meio da cultura digital.

Nos telecentros implantados em todas as regiões da cidade, os jovens atuam orientando a comunidade, principalmente os idosos, no acesso à internet, na utilização de programas de texto entre outras atividades online. Para isso, eles recebem uma bolsa no valor de R$ 551,82, relativo a 152,60 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), por 20 horas semanais, além de vale-transporte.

Atuação

Devido à pandemia da Covid-19, que exige o distanciamento social, os telecentros estão fechados. Por isso, desde o último dia 6 de maio, bolsistas do programa estão atuando em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) para orientar as pessoas em como usar as novas tecnologias para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal.

A atuação dos jovens ocorre por meio de uma parceria firmada entre a  Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) e a CEF.

Os jovens atuam das 8h às 14h, fazendo a triagem e atendendo ao cidadão para utilizar os aplicativos Auxílio Emergencial e Caixa Tem. Eles orientam as pessoas nos caixas eletrônicos, ajudam com cópias de documentos e formulários e prestam informações básicas nas filas.

Programa

Desde que foi implementado, em julho de 2014, mais de 600 jovens já passaram pelo programa, incluindo pessoas com deficiência. Como prevê a lei, o prazo de permanência é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período, desde que não exceda 24 meses.

O Juventude Conectada é um programa inclusivo tanto pela participação de bolsistas com deficiência como pela quebra de barreiras que tem acontecido nos telecentros com as pessoas que são atendidas por esses jovens.

O trabalho é gerenciado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com