Connect with us

Nossa Cidade

Programa Lidera inicia mais duas turmas de mentoria para servidores municipais

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas iniciou, nesta semana, mais duas turmas do Lidera – Programa de Mentorias em Lideranças Públicas. O primeiro encontro, no Salão Vermelho, reuniu servidores de diversas áreas. Nas primeiras turmas participaram 87 servidores.

O Lidera é uma realização da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do GentiLab (Laboratório de Inovação).

Os inscritos serão divididos em duas turmas: uma terá aulas às segundas-feiras e a outra às terça-feiras, das 9h às 12h, na sede da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

As expectativas são grandes entre os inscritos. “Com o curso, eu pretendo aprender, desenvolver habilidades para liderar uma equipe que varia entre 20 e 25 pessoas e com isso aprender ferramentas para lidar com a diversidade de pensamentos, de posturas e de condutas”, disse Júlia Tabarin Volponi, da Assistência Social.

Renata Lopes, agente administrativo, também busca desenvolvimento. “A minha expectativa com o curso é poder me desenvolver e também colocar em prática aquilo que eu já aprendi fora da Prefeitura, porque eu tenho uma experiência de 20 anos, boa parte em gestão de equipes”, contou.

O Lidera foi desenvolvido em três temas:

– Autoliderança (metas pessoais, valores pessoais e profissionais, autoconhecimento e equilíbrio emocional)
– Gestão de equipes: comunicação com a equipe, feedback, análise de perfil comportamental da equipe e gestão de conflitos
– Ferramentas de gestão (gestão do tempo, ferramentas de diagnóstico e análise de cenários, planejamento estratégico).

“Fico feliz em iniciar mais duas turmas do Lidera. Desenvolver líderes é essencial para o desenvolvimento de boas equipes e isso influencia diretamente no atendimento ao cidadão”, disse Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Na edição deste ano, uma das novidades é que servidores sem cargo de chefia também podem participar.

Formato

O Lidera é feito com mentoria em grupo. Os mentores serão os próprios participantes que, depois de receberem orientações técnicas sobre as ferramentas de liderança, vão compartilhar sua experiência de gestão para cada tema pré-definido.

Dados

Durante o evento, Victor Lobo, um dos responsáveis pelo GentiLab apresentou dados sobre os cargos de gestão da Prefeitura. “É importante ter os recortes de onde estão os gestores, que perfil eles têm e nossas possibilidades de mudança, como por exemplo, com a implantação de políticas afirmativas, essenciais para mudanças, principalmente, nas relações entre sexo e cor”, disse.

Um dado que chama a atenção é que 73% dos gestores são servidores efetivos; destes, 64% tem ensino superior e a maioria tem 18 anos de tempo de serviço e idade média de 50 anos.

Os homens ainda são maioria entre os gestores e representam 53,68%, o que também acontece no recorte cor, quando só 20,9% dos ocupantes de cargos de gestão são pretos ou pardos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com