Connect with us

Nossa Cidade

Programa Vibe promove Rodas de Conversas com jovens aprendizes da Prefeitura

Os jovens que fazem parte do Vibe participaram, nesta terça-feira, 5 de março, de mais uma edição das Rodas de Conversa, ação desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Participaram 22 aprendizes que atuam em diferentes secretarias da Prefeitura de Campinas.

 

Além dos temas que já fazem parte das Rodas, como bullying, uso de drogas e mercado de trabalho, o grupo também falou de autoestima e de autovalidação, que é reconhecer quem você é e sua história.

 

A Roda de Conversa de hoje foi mais um momento edificante. Na leitura de uma parte do livro ‘Eu não vou perturbar sua paz’, o tema escolhido foi ‘Você sabe o que é inclusão?, assunto que rendeu muito. Ali foi possível ter a dimensão da importância de falar de alguns temas que trazem o jovem à uma reflexão realista da vivência em coletividade”, disse o psicanalista e advogado Oscar Fonsechi Neto, que tem sido mediador das conversas.

 

Neto também defende as Rodas como um espaço seguro, onde os jovens podem falar abertamente e onde também aprendem a ouvir o que o outro tem a dizer. “Eles têm muito a contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Aqui eles podem conversar sobre temas que muitas vezes são tabu em outros espaços”, completou.

 

Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.

 

O que os jovens têm a dizer as Rodas de Conversa

 

Júlia Sampaio Fagundes de Brito – Gostei muito da Roda de Conversa de hoje, foi algo leve e tranquilo. O Dr. Oscar tem deixado nossas manhãs mais tranquilas e tem acalmado nossos coraçõezinhos que ficam agitados conforme a rotina. Aprendi muito no bate papo de hoje, participei muito.

 

Maria Eduarda Batista Campos – “Gostei muito da Roda de Conversa do Vibe. Foi minha primeira participação e estava ansiosa de ouvir falarem. Achei incrível a forma que os assuntos surgem com naturalidade e são temas muito importantes para nós”.

 

Mateus Henryque Brito Horacio – “Achei a Roda de Conversa muito interessante. São abordados assuntos importantes para nós jovens e da forma que são colocados pelo Dr. Oscar nós conseguimos falar de forma tranquila e muito à vontade. É muito bom e gostei de todos os assuntos”.

 

Giovanna Almeida Mattos – “Conversamos na Roda de hoje assuntos que vão muito além do agora. São temas que vamos levar para nossa formação como cidadãos. Achei muito bom quando falamos do autocontrole e equilíbrio em nossas decisões”.

 

Juliana Ariele Evangelista – “Achei a Roda de Conversa muito importante para nós jovens, pois precisamos muito disso. O assunto que mais gostei foi a inclusão, pois hoje em dia falta muito essa consciência nas pessoas”.

 

Vibe

 

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.

 

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

 

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

 

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com