Connect with us

Nossa Cidade

Projeto Cidades pelas Florestas é apresentado ao embaixador da França

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, participou nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, de uma reunião na capital paulista para articular agendas em busca de garantir recursos para políticas públicas municipais para o meio ambiente. No encontro, que contou com a presença do prefeito de São Paulo e o vice-presidente de Mudanças Climáticas da FNP, Bruno Covas, foi apresentado ao embaixador da França, Michel Mirallet, o projeto Cidades pelas Florestas. “Foi uma reunião muito importante. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto Cities4Forest – Cidades pelas Florestas, uma coalizão voluntária de cidades do mundo inteiro para lidar com o desafio de preservar e gerir as florestas”, contou Jonas Donizette. 

 

Ainda de acordo com ele, o objetivo é conseguir o apoio do governo francês e da comunidade europeia para ampliar a iniciativa, que atualmente conta a participação de nove municípios brasileiros. “O embaixador reagiu com bastante simpatia ao projeto. Agora, a expectativa é que possamos seguir nas tratativas para tentar o financiamento do projeto”, explicou o prefeito de Campinas e presidente da FNP.

 

Por orientação do embaixador, as negociações seguirão agora com o representante da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil, Philippe Orliange. O encontro foi mais um dos desdobramentos da participação dos prefeitos brasileiros na Semana do Clima, realizada em Salvador, dia 23 de agosto. Na ocasião, eles se comprometeram a atuar em todas as frentes para angariar verbas que possam ser investidas na elaboração de planos municipais de arborização, recuperação de matas e reflorestamento, equipamentos e ações de resiliência florestal e combate a incêndios.

 

De acordo com Covas são os governantes locais que lidam diretamente com inundações, com a seca, com miséria e problemas de ocupação em encostas. “É por isso que os municípios têm tido, no Brasil e no mundo, ações muito mais firmes e enérgicas no que diz respeito à redução nas emissões de gases de efeito estufa e também com relação à mitigação dos efeitos do aquecimento global”, disse o prefeito de São Paulo durante e Semana do Clima.

 

Cities4forest – Cidades Pelas Florestas

 

O Cities4Forests é uma rede global que busca mudar a forma como cidades e cidadãos pensam e agem sobre as florestas, apoiando cidades para a implementação de ações em três escalas: florestas urbanas, floresta próxima e florestas distantes.

 

A iniciativa é resultado da parceria da FNP com o WRI Brasil e oferece elaboração conjunta de plano de trabalho para que cada município participante seja auxiliado em seus projetos locais em prol das florestas. Campinas/SP, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Palmas/TO, São Luís/MA e Macapá/AP já aderiram à rede.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com