Connect with us

Nossa Cidade

Projeto de Rafa Zimbaldi obriga excursões escolares a terem paramédicos; criança de Campinas morreu engasgada em passeio

Projeto de lei protocolado pelo vereador Rafa Zimbaldi (PP), presidente da Câmara, propõe tornar obrigatória a presença de paramédicos em excursões promovidas pelas escolas de Campinas, públicas ou privadas. “As escolas constantemente promovem excursões com estudantes para estudos do meio nas diversas disciplinas. Por mais que alguns locais visitados tenham uma infraestrutura de atendimento, outros não têm ou ficam distantes de uma, e ainda há casos em que os alunos passam mal ou sofrem incidentes no caminho, dentro do próprio ônibus”, diz Rafa.

Ele relembra que, em setembro passado do ano passado, o estudante Lucas Begalli Zamora, de Campinas, morreu após engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio promovido por uma escola particular. De acordo com socorristas que atenderam o caso, a ausência de uma pessoa com os conhecimentos necessários para realizar as manobras de desengasgo levaram o garoto de dez anos a apresentar sinais de morte cerebral já durante o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele chegou a ser hospitalizado, mas morreu dois dias depois.

“Desta forma, o objetivo deste projeto de lei é garantir minimamente que haja uma pessoa com os conhecimentos necessários para um primeiro atendimento de urgência, o quê, muitas vezes, poderá evitar problemas mais sérios ou até salvar uma vida”, pontua Rafa. O projeto ainda não tem data para ir a votação, mas isso deve ocorrer ainda neste primeiro semestre de 2018.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com