Connect with us

Nossa Cidade

Projeto forma crianças questionadoras e conscientes dos seus direitos

 

 Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria José Gonçalves, localizada no Jardim Aeronave de Viracopos, realizaram na tarde da última sexta-feira, 22 de setembro, uma passeata pelo bairro. A mobilização reuniu 50 crianças para conscientizar a população a exercer a cidadania, visando uma convivência harmônica.

 

 

Acompanhados de familiares e educadores, alunos de duas turmas da Educação Infantil caminharam carregando cartazes desenhados com frases como “Motoristas, por favor, andem devagar”, “Pedestres, não andem na rua” e “Por favor, não jogue lixo perto da nossa escola”.

 

 

Essa ação faz parte do projeto “Criança e Cidade”, elaborado pelas professoras Ana Carolina dos Santos e Darleng Cavalletti. A proposta é dar voz aos alunos, provocando um olhar crítico em relação à cidade e buscando garantir o direito à cidadania e ao lazer das crianças.

 

 

“Consideramos que a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade perpassa a instituição de Educação Infantil, na medida em que as crianças têm voz e são ouvidas”, afirmou Tatiane Priscilla Caires, vice-diretora da unidade. “Neste projeto, especificamente, observamos a escola e o entorno, levantamos as hipóteses e buscamos as opiniões das crianças quanto às possíveis soluções”, completou a vice-diretora.

 

 

Durante as aulas, as professoras questionavam os alunos sobre a cidade e as envolviam nos problemas comuns aos adultos. Então, realizavam perguntas sobre o bairro, opções de lazer e o que fazer para melhorá-lo.

 

 

Tatiane ressaltou o envolvimento dos alunos com o projeto e ainda valorizou a participação da escola na conscientização da comunidade. “Entendemos que cabe à escola, em parceria com as famílias e o poder público, garantir que as crianças se tornem visíveis nos espaços urbanos e sua liberdade seja garantida, assim como é para os adultos.”

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com